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10 dicas para consumidores aplicarem o ano todo e fugirem de golpes

Foto: Divulgacao

10 dicas para consumidores aplicarem o ano todo e fugirem de golpes – Segundo o Fraudômetro, primeiro contador de tentativas de fraudes em tempo real do país, no primeiro semestre de 2023 foram registradas mais de 4,8 milhões de tentativas estimadas de fraudes no Brasil.

A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, separou 10 dicas para que essas situações sejam contidas em todas as épocas do ano e melhorar a experiência dos consumidores. Confira:

  1. Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por conhecidos: aplicativos mensageiros e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, como os que pedem atualização cadastral em lojas, ofertas tentadoras ou promoções. Antes de clicar, certifique-se da veracidade do conteúdo.
  2. Pesquise a idoneidade da empresa: confira os dados comerciais da empresa ao acessar o site, aplicativo de vendas ou marketplaces. Os canais virtuais devem fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência em sua página de entrada. Desconfie de sites e aplicativos que não seguem essa regra. Também fique atento a três elementos no endereço eletrônico: se tem o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição ‘site seguro’. Se não encontrar, desconfie;
  3. Cuidado com dados pessoais: não forneça suas informações por meio de e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, muito menos senhas bancárias, que são de uso privado e exclusivo;
  4. Compra on-line? Prefira o cartão virtual: depois que estiver com seu cartão de crédito em mãos e for realizar uma compra on-line, prefira sempre que possível usar o cartão de crédito virtual, disponível no aplicativo das instituições bancárias, que gera dados diferentes para cada transação;
  5. Tenha o hábito de consultar seu extrato e fatura do cartão de crédito: a demora em consultar o histórico permite que criminosos façam várias transações num curto intervalo de tempo. De preferência, acione o sistema do banco que emite notificações no celular sempre que a conta é movimentada;
  6. Fique atento na hora de fazer um PIX ou pagar boletos: os golpes de boleto falso e os que utilizam o PIX na transação estão cada vez mais comuns e é preciso garantir que a operação é verídica;
  7. Informações sobre garantias e devoluções: a política de devolução e garantia do site de e-commerce informa os prazos e condições para devolver ou trocar um produto, bem como as garantias oferecidas pela empresa. É importante ler essas informações para evitar problemas caso seja necessário devolver um produto ou acionar uma garantia;
  8. Use dispositivos seguros: utilize Wi-Fi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de Wi-Fi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas. Usar dispositivos e redes seguras para conectar ao Wi-Fi é importante para garantir a proteção de dados pessoais, prevenir ataques cibernéticos, proteger outros dispositivos conectados e evitar o uso de conexões não seguras;
  9. Fuja de promoções mirabolantes: se determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e avalie. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude. Promoções com descontos extremamente altos em relação aos preços de mercado podem ser um sinal de que algo está errado. Golpistas frequentemente usam preços muito baixos para atrair clientes, mas os produtos ou serviços anunciados podem ser falsos, defeituosos ou até inexistentes;
  10. Guarde os comprovantes das compras: imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro. Guardar comprovantes de compras online é importante para verificar as informações do pedido, rastrear a compra, acionar garantias e devoluções, controlar as finanças e comprovar despesas em alguns casos.

Por: ByABC