Início Popular 4 dicas de SEO para pequenas empresas

4 dicas de SEO para pequenas empresas

Quando falamos sobre marketing digital para pequenas empresas, é interessante pensar que o mundo da internet é um espaço disputado por inúmeras instituições. Nesse contexto, a disputa é principalmente pelo posicionamento nos resultados do Google, onde o SEO entra como o melhor caminho para seguir.

O SEO é o nome dado às estratégias e técnicas que tem o objetivo de otimizar um site, garantindo seu melhor posicionamento em resultados de busca. Basicamente, trata-se de um conjunto de boas práticas que ajustam os conteúdos, fazendo com que eles satisfaçam as regras dos motores de pesquisa.

Veja a seguir 4 aspectos do SEO que um pequeno negócio precisa considerar. Confira:

Conteúdo claro e relevante

A primeira dica não é bem uma técnica, diz respeito ao valor gerado pelo conteúdo de qualidade. As tendências de SEO sempre mudam, mas essa é uma que permanece relevante. 

Para os motores de busca, o conteúdo é extremamente importante, visto que as plataformas querem mostrar aos usuários justamente o que resolve seu problema, o que é claro e profundo.

Portanto, desenvolva materiais valiosos, completos e únicos. Busque esclarecer as dúvidas e apresentar soluções práticas para a sua persona.

Palavras-chave no SEO

A pesquisa de palavras-chave é uma ação crucial para qualquer projeto de SEO. É o que orienta a produção de conteúdo. Temos a palavra-chave long tail, uma expressão mais longa e específica, e também a palavra-chave head tail. A última se refere a termos mais curtos e gerais.

Otimização das páginas

Outra dica valiosa é sobre a configuração On Page, que prepara o seu site para obedecer às diretrizes dos mecanismos de pesquisa. Consiste em um quesito sempre analisado pela consultoria de SEO.

Sendo assim, destacamos os seguintes pontos:

  • Configure bons títulos, que resumem o conteúdo, tenham a palavra-chave e captem a atenção;
  • As heading tags devem estruturar o conteúdo e responder a dúvidas dos leitores;
  • Busque sempre usar imagens;
  • Configure bem as URLs.

Link building

O link building cuida das conexões entre páginas. Estabeleça um trabalho para linkar páginas que estejam relacionadas com as outras, através de termos relevantes. Desse modo, você gera valor para a persona, permitindo que ela navegue pelo seu site e encontre outras respostas. Ainda sinaliza ao buscador uma organização interna que merece um posicionamento maior.

É uma boa prática inserir 3 links a cada 500 palavras de um texto.

Por fim, concluímos que para se destacar, existem dois caminhos: os anúncios no Google ou o SEO. O SEO é capaz de surtir resultados a médio e longo prazo, ou seja, mesmo que você patrocine links, ele é uma forma de manter a página no topo das buscas. Não é à toa que 55,8% das empresas brasileiras fazem a otimização de sites, segundo a pesquisa SEO Trends.