Início Estilo de Vida 7 cidades incríveis do interior de SP que vão te surpreender

7 cidades incríveis do interior de SP que vão te surpreender

Foto: Divulgacao

Cansado da agitação dos grandes centros urbanos? Que tal uma escapada ao interior? Seja para desfrutar de um fim de semana relaxante, fazer uma viagem com a família, passar as férias ou simplesmente buscar um momento de tranquilidade. O estado de São Paulo oferece uma ampla gama de escolhas para você selecionar como seu próximo destino.

Conheça 7 cidades do interior de SP que vão tornar a sua viagem surpreendente. Faça as malas, organize tudo e prepare o roteiro! Continue a leitura para saber tudo!

1. Atibaia

Pedra Grande Atibaia. Foto: R8 Photo & Vídeo

A cidade de Atibaia está localizada a somente 70 quilômetros de São Paulo, capital. Em dias de trânsito tranquilo, uma hora é suficiente para completar o percurso de carro, partindo do aeroporto. O município conta com excelente estrutura turística, muitas opções de hotéis e pousadas, bons restaurantes e lanchonetes.

Atibaia tem seu clima considerado o segundo melhor do mundo, de acordo com a Unesco. Sendo assim, pode ser visitada em qualquer época do ano. A temperatura anual média fica entre 12ºC e 29ºC. Mas muita gente prefere visitar a cidade no mês de setembro, quando ocorre a Festa das Flores e do Morango.

O que fazer?

Atibaia é uma cidade com atrações para todos os gostos. O melhor de tudo é que a maioria delas é gratuita ou com preços bem simbólicos, o que faz com que sua viagem tenha ótimo custo-benefício.

A Pedra Grande de Atibaia é uma dessas atrações. Com mais de 650 metros de altura e 1.418 metros de altitude, é um ponto turístico para quem gosta de relaxar e apreciar uma bela vista. O local é ideal, também, para quem pratica voos de asa-delta ou parapente. De brinde, o lugar oferece um pôr do sol maravilhoso.

Outro ponto turístico da cidade é o Lago do Major, um parque enorme cercado de área verde, muito frequentado por quem gosta de fazer caminhadas e atividades ao ar livre. O Lago do Major tem quadra de areia para praticar esportes, equipamento de ginástica e playground para as crianças. Muito indicado para fazer piquenique e até um passeio de pedalinho.

O teleférico é mais uma atração de Atibaia. Inaugurado em 2008, leva as pessoas até a parte alta da cidade. O trajeto completo tem cerca de um quilômetro, com duração de até 20 minutos. A vista é linda e o teleférico passa bem pertinho das árvores.

O Parque Edmundo Zanoni é outro ponto apreciado pelos turistas. Com cerca de 40 mil metros quadrados de natureza, é um ótimo lugar para relaxar. Tem pedalinhos no lago, área de caminhada e playground.

No local, ainda se encontra o Jardim Japonês, o Museu de História Natural Prof. Antonio Pergola e a Casa do Artesão, que vende muito artesanato e lembranças da cidade.

 

2. Boituva

São vários campos disponíveis, com balões que abrigam até 12 pessoas, em passeios de uma hora. Foto: Divulgacao

A cidade de Boituva fica a cerca de 120 quilômetros de São Paulo, e é muito famosa por conta dos passeios de balão. Mas o destino também oferece opções para crianças, famílias e casais. Boituva também é apreciada por quem curte esportes radicais, como trekking e tirolesa, além de cavalgadas e pesca.

O que fazer?

São muitas as opções de lazer da cidade. Confira as mais famosas, na lista que preparamos, a seguir:

  • balonismo — uma das atrações mais procuradas pelos turistas na cidade. São vários campos disponíveis, com balões que abrigam até 12 pessoas, em passeios de uma hora;
  • Chácara Samambaia — é uma boa opção para se hospedar, caso vá praticar os esportes radicais. Tem piscina, quadra e campo de futebol, fogão a lenha, área de churrasqueira, parque para crianças e salão de festas. O local é famoso pelo delicioso café da manhã e iguarias, como costela no bafo e pernil;
  • paraquedismo — para iniciantes, oferecem o salto duplo com instrutor, em uma aventura que dura cinco minutos e pode ser registrada pelo instrutor ou cinegrafista;
  • Museu do Tropeiro — conta com um acervo de 700 peças sobre a história dos tropeiros, que eram os responsáveis por transportar mercadorias montados em mulas ou cavalos;
  • Parque Zoológico Eugênio Walter — são 136 mil metros quadrados que abrigam mais de 70 animais de 35 espécies, como cachorro-do-mato, jabutis e macaco-prego. Um ótimo passeio para crianças;
  • Fazenda Pinhal — para quem aprecia uma boa cachaça, é o local perfeito. Lá, são apresentadas todas as etapas da fabricação da cachaça, desde a moagem até a finalização;
  • Hotel Boitupesca — hotel, pesqueiro e restaurante, tudo no mesmo lugar. São 11 tanques de pesca com muitas variedades de peixes e opção de aluguel de acessórios para a prática. No restaurante, a especialidade é a tilápia frita ou recheada.

3. Campos do Jordão

Localizada a mais de 1.600 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. Por ter o clima típico da Serra da Mantiqueira, é conhecida como “Suíça Brasileira”. O acesso é facilitado, pois tem o aeroporto de São José dos Campos bem próximo, a apenas 80 quilômetros de distância.

A parte turística de Campos do Jordão consegue combinar tudo: experiências culinárias, passeios de aventura, atrações históricas, lugares para relaxar e apreciar a vista da serra e os eventos, como o famoso Festival de Inverno.

O que fazer?

São muitas opções na cidade, para todos os gostos possíveis. Veja, a seguir, algumas delas.

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Se você vai para a cidade no inverno, mais especificamente, no mês de julho, o Festival de Inverno é uma atração imperdível. É considerado o maior evento de música erudita do País.

A programação é bastante variada e engloba cursos de formação musical e várias apresentações de orquestras, grupos de câmaras e recitais. Também são realizadas atividades pedagógicas, para alunos ligados à área da música.

Vila Capivari

Para quem gosta de agitação, a Vila Capivari é o lugar certo. A região é considerada o centro turístico de Campos do Jordão, repleta de lojas de roupas, shoppings, lojas de chocolate, cervejarias, bares, restaurantes e bistrôs. Além disso, a Vila Capivari tem ruas muito charmosas, que lembram aqueles vilarejos da Europa.

Ao passar por lá, não deixe de escolher um dos restaurantes especializados em fondue. São clássicos no local e você não vai se arrepender!

Cervejaria Baden Baden

Essa é mais uma atração obrigatória quando for visitar o interior de SP. A Baden Baden é primeira cervejaria artesanal do Brasil, e durante o passeio, você pode conhecer o processo de produção, a composição das cervejas e saber como armazenar e consumir as bebidas. Com duração de cerca de uma hora, a visita termina na loja da fábrica, e você pode comprar todos os tipos de cerveja e chope.

Museu Felícia Leirner

Está situado em uma área de 35 mil metros quadrados ao ar livre, com quase uma centena de esculturas e obras da artista polonesa Felícia Leirner. O local fica no mesmo jardim do Auditório Cláudio Santoro, que contém obras em bronze, cimento branco e granito.

O museu também oferece programações culturais e visitas guiadas. Aos domingos, a visitação é gratuita para todos.

Museu Casa da Xilogravura

Essa é mais uma opção cultural em Campos do Jordão. Fundado em 1987, é o único museu do País dedicado exclusivamente às xilogravuras. É formado pelo acervo particular do professor Antônio Costella, que conta com milhares de xilogravuras de mais de 1.700 artistas.

Parque Amantikir

Cobrindo uma área de 60.000 metros quadrados, tem mais de 700 tipos de plantas e 28 jardins temáticos abertos aos turistas durante todo o ano. Quem vai até lá costuma curtir o labirinto de arbustos, as casas na árvore com vista para a serra e os passeios pelas veredas cobertas de araucárias.

Tarundu

É o parque mais famoso da cidade, com atividades para crianças e adultos. Tem cerca de 500 mil metros quadrados de mata preservada e conta com atividades como tirolesa, paintball, boia cross e até voos de balão. Também tem trilhas, casa na árvore e mirantes.

Parque das Cerejeiras

Pertinho do centro de Campos do Jordão, é o lugar ideal para relaxar. Em sua extensão, tem mais de 400 cerejeiras e um jardim oriental com pontes, cascatas, esculturas e um lago de carpas. Ideal visitar nos meses de julho e agosto, quando tudo está florido, mas é lindo em qualquer época do ano.

4. Itu

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado em 18 de abril de 1923. Foto: Divulgacao

 

Localizada a cerca de 100 quilômetros da capital, a cidade de Itu é cheia de parques e praças, bons restaurantes, cultura e uma rede hoteleira bem-estruturada. Conhecida como a cidade dos exageros, esculturas gigantes ficam expostas nas praças do centro de Itu. Para quem gosta de levar lembrancinhas para casa, tem um souvenir mais criativo que outro!

O que fazer?

Confira as principais opções para quem estiver de passeio pela cidade:

  • Igreja Matriz — fica no centro histórico e foi construída em 1780. Por dentro, é bastante luxuosa e conta um pouco a história do período imperial;
  • Praça da Matriz — fica em frente à Igreja Matriz, e é onde está o famoso orelhão gigante;
  • Museu Republicano — inaugurado em 1923, é especializado no período da República Velha. Tem diversos objetos históricos e fotos de personalidades do Brasil;
  • Fábrica São Luiz — fundada em 1869, foi a primeira indústria a vapor do estado de São Paulo;
  • Cruzeiro São Francisco — construído na segunda metade do século XVIII, fica no antigo Largo São Francisco, no centro histórico da cidade;
  • Ruas do Centro Histórico — cheia de monumentos e objetos gigantes, a região está repleta de construções antigas, que tornam a cidade um verdadeiro museu a céu aberto;
  • Praça dos Exageros — é onde ficam os objetos gigantes mais famosos de Itu;
  • Parque Varvito — conta com vários ambientes para fazer caminhada e relaxar. Ideal, também, para passar a tarde fazendo um belo piquenique;
  • Fazenda do Chocolate — recomendado para crianças, pois tem fazendinha, passeio de pônei, parquinho e minitouro mecânico. Tem várias lojas que vendem artesanatos, quitutes e produtos naturais.

5. Holambra

A cidade é o roteiro perfeito para quem busca conhecer um pouquinho da Holanda no Brasil.. Foto: Divulgacao

Localizada a cerca de 130 quilômetros de São Paulo, Holambra é conhecida como um pedaço da Holanda no Brasil, por conta da influência dos imigrantes holandeses. Famosa, ainda, por ser considerada a capital nacional das flores, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano.

O acesso é bastante facilitado, pois o Aeroporto de Campinas está situado bem pertinho, a cerca de apenas 60 quilômetros do município.

O que fazer?

São muitas opções para os turistas que visitam a cidade. Selecionamos as principais, veja!

Expoflora

Esse é o evento mais famoso da cidade e celebra a chegada da primavera. Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, reúne quase 500 produtores com várias espécies de flores e plantas. Costuma receber mais de 300 mil turistas ao ano.

Além das flores, a Expoflora conta com atrações musicais e culinária holandesa. O evento é realizado, normalmente, no mês de setembro.

Campos de flores em Holambra

Quem vai ao interior de SP não pode deixar de conhecer os campos de flores. Seria como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Eles estão floridos em qualquer época do ano, pois são cultivados de maneira rotativa. Os girassóis de Holambra são imperdíveis.

Memorial do Imigrante

Construído para homenagear os 60 anos da imigração holandesa no município, o Memorial do Imigrante é um ponto turístico excelente para fotos. Inaugurado em 2008, fica localizado em uma movimentada rua do centro da cidade, cheia de restaurantes, bares e outros pontos interessantes.

Moinho Povos Unidos

Idealizado por um arquiteto holandês, o local é um dos pontos mais visitados no centro. Oferece uma vista bonita da cidade, pois é possível ir até o quinto andar no fim de semana. Além disso, fica na praça em que acontece uma feirinha de artesanato bem famosa, aos finais de semana.

Parque Van Gogh e Lago do Holandês

Inaugurado no ano de 2018, o local é repleto de réplicas de quadros de Van Gogh espalhados pela área. É lá, também, que está localizada a Orla dos Chalés e o Lago do Holandês, que tem pedalinhos para passeio e uma belíssima paisagem ao redor. O parque conta com atividades ao ar livre, como tirolesa e parede de escaladas.

Deck do Amor e Lago Vitória Régia

Os locais contam com espaços perfeitos para uma boa caminhada. Como inspiração na Pont des Arts, de Paris, o Deck do Amor é aquele lugar em que os apaixonados prendem seus cadeados. Além disso, tem uma vista muito bonita do Lago Vitória Régia, principalmente, no pôr do sol.

6. Brotas

Com voo de até 150 metros de altura, essa atração é uma ótima escolha para quem busca por muita diversão e adrenalina. Foto: Divulgacao

Esse destino do interior de SP é ideal para quem busca aventura e contato direto com a natureza. A cidade é repleta de cachoeiras, cada uma mais linda que a outra!

Conhecida como “a capital da aventura”, o município fica a cerca de 250 quilômetros da capital. Para quem vem de fora do Estado, saiba que o aeroporto mais próximo é o de Campinas.

O que fazer?

Confira a seleção que fizemos dos melhores pontos turísticos da cidade:

  • Areia que canta — é uma nascente que brota em cima de um poço de grãos de quartzo. O apelido é em virtude do som de cuíca que as pedras fazem ao serem friccionadas;
  • Parque dos Saltos — fica no centro turístico de Brotas, tem várias quedas d’água e é um dos pontos mais visitados da cidade;
  • Ecoparque Cassorova — lugar ideal para ter contato com a natureza. Tem cachoeiras, piscina de água natural, áreas de descanso, restaurante com fogão a lenha e vista para o Vale das Cuestas Paulistas do mirante;
  • Recanto das Cachoeiras — para quem curte ecoturismo, fica bem no alto da Serra da Roseira. Tem beach pool, várias atividades radicais, como arvorismo, trilhas e rapel, além de um mirante de tirar o fôlego;
  • Cachoeira Três Quedas — além das três belíssimas cachoeiras, tem chalés, playground para as crianças, quiosques para churrasco, lanchonete, redário e piscina;
  • Voo do Tarzan — trata-se de um dos principais atrativos de Brotas. É a tirolesa mais alta do Brasil, com 120 metros de altura e 1.800 metros de extensão;
  • Rio Jacaré-Pepira — essa dica é para os mais aventureiros. É possível praticar rafting, boia cross e caiaque. O percurso das corredeiras tem cerca de nove quilômetros e pode durar até duas horas;
  • Cachoeira do Astor — tem uma queda de 25 metros de altura, sendo procurada por quem gosta de canionismo ou rapel nas cachoeiras.

7. Serra Negra

São mais de 40 atrações mecanizadas. Foto: Divulgacao

Essa cidade do interior de SP é uma das mais visitadas da Serra da Mantiqueira. Está localizada a mais de 900 metros de altitude, tendo picos de até os 1.300 metros.

Seu clima predominante é o tropical de altitude, e faz parte do Circuito das Águas de São Paulo. O município também é referência no ramo da gastronomia, com ótimos bares e restaurantes assinados por chefs de renome.

Serra Negra está localizada a cerca de 160 quilômetros da capital e tem ótima infraestrutura para os turistas, com excelentes hotéis e pousadas. Faz divisa com os municípios de Águas de Lindoia e Amparo.

O que fazer?

Veja a seleção que fizemos dos melhores e mais procurados pontos turísticos de Serra Negra.

Teleférico e Cristo Redentor

O principal cartão-postal de Serra Negra é o teleférico. Na parte de baixo, tem um parquinho para as crianças, lojas de artesanato e a cervejaria Dortmund Bier.

Com as tradicionais cadeirinhas coloridas, o teleférico chega a 1.000 metros de altitude, em um percurso de dez minutos, garantindo uma vista panorâmica incrível da região. No ponto final do teleférico, tem uma réplica do Cristo Redentor, lugar onde todo mundo ama tirar fotos.

Praça Sesquicentenário

O local tem um belo lago com chafariz, muitas árvores, bancos para se sentar e relaxar e várias atrações no entorno. Para os mais radicais, tem uma pista de skate, o playground infantil Terra da Magia e o Balneário Municipal.

Alto da Serra

É o pico mais alto da região, com 1.310 metros de altitude. Lá de cima, há uma vista privilegiada das montanhas e de outros municípios da Serra da Mantiqueira.

Dá para fazer um piquenique no gramado e apreciar o pôr do sol, que é um espetáculo à parte. Para os aventureiros, é possível realizar saltos de parapente e apreciar o visual de um ponto de vista diferente.

Passeio de Trenzinho Maria Fumaça

O passeio é como se fosse um city tour pela cidade, já que é possível conhecer os principais pontos turísticos de uma só vez. São várias empresas que realizam roteiros diferentes. Escolha o que mais se encaixa no que você quer e aproveite!

Um dos mais procurados é o que passa pelas fontes medicinais, o Mercado Cultural e a fachada da Disneylândia dos Robôs. O passeio dura quase uma hora, em um percurso de oito quilômetros.

Praça João Zelante

É uma praça cheia de árvores, bancos para descanso, um lago artificial e um coreto. O lugar é ideal para relaxar e bater um papo com os amigos.

Nos arredores, há várias lojas e bares. O local também é sede de pequenos eventos, que são realizados o ano todo. No mês de junho, por exemplo, as festas juninas tomam conta do lugar, com barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras e danças.

Disneylândia dos Robôs

Idealizada por Pedrinho Tomé, há mais de três décadas, o local recebe turistas do Brasil inteiro. São mais de 40 atrações mecanizadas, com robôs que interagem e realizam movimentos.

Os destaques são a Estação de Trem, que tem uma minicidade mecanizada, o Museu do Egito, a Discoteca dos Robôs e as réplicas de mísseis.

Parque Fonte Santo Agostinho

Trata-se do parque mais procurado da cidade, pois tem um ambiente agradável, com muita natureza em volta. É nesse local que ficam as fontes de Santo Agostinho e Santa Luzia. A crendice popular diz que as águas são milagrosas e têm propriedades medicinais. Tem gente que até leva uma garrafinha para casa.

Parque dos Macaquinhos

Para fechar as dicas de Serra Negra, o Parque dos Macaquinhos é como se fosse um clube, cheio de atrações e atividades. Está localizado em uma área verde que conta com lago, pedalinho, brinquedos para as crianças e um enorme gramado para fazer piquenique e até pescar. O principal: os macaquinhos ficam o tempo todo jogando charme para os turistas.

Gostou de conhecer essas 7 cidades incríveis do interior de SP? Então, já pode começar a planejar o roteiro da sua próxima viagem!

Por: ByABC com Revista Azul