Início Política Mundo TSE cassa mandato do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi

TSE cassa mandato do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi

Volpi esteve nos estúdios da TV+ABC recentemente. Foto: TV+ABC

Por Redação TV+ABC

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou, na noite de terça-feira, que negou recurso do prefeito Clovis Volpi, de Ribeirão Pires (PL). Desta forma a chapa formada por Volpi e seu vice, Amigão D’Orto (PL) foi cassada e a dupla destituída de seus cargos.

Assim, Volpi deixa imediatamente o comando do Executivo municipal. Quem assume a vaga é o atual presidente da Câmara dos Vereadores da cidade (e filho de Clóvis), Guto Volpi.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo vai agendar uma data para novas eleições no município nos próximos dias.

O processo se arrastava no TSE desde outubro do ano passado, quando o TSE-SP aprovou a cassação da chapa, eleita em 2020. A alegação é de que o, agora ex-prefeito, Clóvis Volpi, teve as contas de 2012, quando também comandava a cidade, rejeitadas. Fato que o tornaria inelegível para concorrer em 2020, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Em entrevista na manhã desta quarta-feira, Volpi afirmou que não vai recorrer da decisão do TSE “pelo bem da cidade”. Segundo ele a intenção é evitar uma ebulição na política municipal.

Guto Volpi, que também participou da entrevista com jornalistas da região, afirmou que a intenção é dar continuidade à gestão, entregando obras programadas e mantendo o secretariado atual.

Ribeirão Pires aguarda a convocação de novas eleições por parte do Tribunal Regional Eleitoral de SP.

*atualizado às 13h30