Início Política Brasil Jornalista português é retido pela PF antes de ato de Bolsonaro

Jornalista português é retido pela PF antes de ato de Bolsonaro

Foto: Divulgacao

Jornalista português é retido pela PF antes de ato de Bolsonaro

Sérgio Tavares, repórter português, foi retido no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, ao desembarcar neste domingo (25), sendo liberado pela Polícia Federal no início da tarde. Tavares, que se identifica como jornalista, veio ao Brasil para cobrir um evento de apoio a Jair Bolsonaro na avenida Paulista. Seu passaporte foi retido temporariamente pela Polícia Federal, que iniciou uma investigação sobre sua situação. Para realizar a cobertura jornalística do evento, ele necessitaria de um visto de trabalho, o qual não apresentou.

Ele comunicou através de mensagens e um vídeo em grupos de WhatsApp que estava sendo interrogado pela Polícia Federal sobre declarações suas a respeito de urnas, fraude eleitoral, “ditadura do judiciário” e vacinas, permanecendo em silêncio por orientação de seu advogado.

A Polícia Federal emitiu uma nota esclarecendo que a retenção do passaporte de Tavares seguem o procedimento padrão de verificação da situação de estrangeiros no país, avaliando se a entrada é para turismo ou trabalho e a duração da estadia.

A PF também mencionou que Tavares havia postado nas redes sociais sobre sua intenção de cobrir um evento no Brasil, mas não possuía o visto de trabalho necessário.

Adicionalmente, a PF investigou comentários dele sobre a democracia brasileira, especificamente afirmações sobre uma “ditadura do Judiciário”, destacando que tais medidas de verificação são comuns em aeroportos internacionais.

Por: ByABC com agencias