Início Estilo de Vida Açaí ou cupuaçu: qual é melhor?

Açaí ou cupuaçu: qual é melhor?

Açaí in natura e sem a adição de químicos, conservantes e açúcar. Foto: Divulgação

Por: ByABC com UOL

Ambos são nativos da região amazônica e populares no estado do Pará, mas cada vez mais vêm conquistando consumidores em todo o Brasil. O açaí e o cupuaçu podem ser consumidos de forma natural ou com outras preparações. Mas na hora de comparar, somente um leva a melhor: o açaí.

Seu valor energético mais alto se dá pelo elevado percentual de lipídeos, como ômegas 6 e 9. E ele tem mais nutrientes do que o cupuaçu, como vitaminas A, C e E, cálcio, magnésio e fósforo.

“No geral, ele tem mais nutrientes e carboidratos complexos excelentes para dar energia. Outro fator em que ele ganha é na quantidade de fibras. Pensando no consumo em geral para a saúde, melhor o açaí, pois obtemos mais nutrientes em menos quantidade de polpa”, diz Adriana Araújo Cruz, nutricionista clínica que atua na Perfil Saúde, na Audimed Homecare e é voluntária na Fundação Centro de Oncologia do Amazonas.

Além disso, a fruta também contém um composto bioativo chamado antocianina, um antioxidante que atua na eliminação dos radicais livres. “Em termos de riqueza de composição, o açaí é melhor porque ele é muito rico em antocianina, um supercomposto funciona, consolidado já na literatura”, diz Samantha Rhein, nutricionista e investigadora da Universidade do Chile – Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos.

Cupuaçu não fica muito atrás

Apesar de na comparação o açaí levar a melhor, o cupuaçu é muito saudável. Ele é pobre em gorduras e proteínas, mas apresenta boas quantidades de carboidratos, fibras, enzimas e é rico em potássio, mineral responsável pelo bom funcionamento celular.

A fruta ainda tem alto teor de pectina, um tipo de fibra solúvel que atua no bom funcionamento do sistema digestivo; está relacionada ao controle dos níveis de açúcar no sangue e à diminuição do colesterol no organismo; tem efeitos na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares; proporciona saciedade, facilita o trânsito intestinal e estimula o crescimento e a manutenção das bactérias boas que vivem no intestino.

“Em termos de composição, os dois alimentos assumem papeis semelhantes na alimentação e têm igual importância quando o aspecto é nutrir nosso corpo”, avalia Rhein.

E quanto às calorias?

Quando o assunto são calorias, a fruta roxinha perde para o cupuaçu por pouco. Cada 100 gramas de açaí contém em média 60-65 calorias, enquanto o cupuaçu possui cerca de 50 calorias, considerando a mesma quantidade de gramas.

Açaí com Cupuaçu. Foto: Erik Barros Pinto/Divulgação

Apesar de levar vantagem neste quesito, os valores calóricos do cupuaçu também podem subir dependendo do tipo de receita que for feita com a fruta ou a polpa, o que inclui: sucos, refrescos, compotas, doces, sorvetes, biscoitos, licores, iogurtes.

“O creme de cupuaçu, por exemplo, tem ingredientes como a polpa, leite condensado e creme de leite, e pode apresentar de 120 a 190 calorias em 100 gramas”, comenta Amanda Chaves Marcuartú, nutricionista e idealizadora do grupo de Estudos em Neurociência e Comportamento Alimentar de Belém, o Enca.

Apesar de serem versáteis e utilizadas em diversas preparações, a melhor maneira de aproveitar os benefícios do açaí e cupuaçu é consumindo os alimentos in natura e sem a adição de químicos, conservantes, açúcar. Para se ter uma ideia, a ingestão mínima recomendada de frutas é entre duas a três porções, o que corresponde a cerca de 160 a 240 gramas por dia.