Início Cidades Agricultores de Diadema participam de encontro que discute transição agroecológica

Agricultores de Diadema participam de encontro que discute transição agroecológica

Um grupo de moradores da cidade, participantes do programa municipal Agricultura Urbana, contaram como é a experiência de fazer plantio em 33 hortas comunitárias, sem utilização de agrotóxico, e com o objetivo de promover a alimentação saudável e renda.

As hortas ficam nos bairros e os terrenos onde elas estão localizadas são áreas públicas ou locais onde passam linhões da rede elétrica, ou gasodutos. O plantio coletivo é incentivado há 20 anos e, atualmente, 413 munícipes cuidam de 1.336 canteiros, onde são plantadas hortaliças, chás, temperos e folhagens decorativas.

“Foi muito importante a participação dos agricultores urbanos de Diadema no evento. Além de explicarem como funcionam as hortas comunitárias, a troca de experiência incentiva outras cidades a fazer o plantio sem aditivos químicos e, ainda, traz para eles, agricultores, uma visão mais ampla de como são articuladas as ações nessa área na região”, disse a secretária de Segurança Alimentar de Diadema, Luci Uliana.

O evento “Transição Agroecológica no Grande ABC e Vizinhanças: Caminhos para a Consolidação Regional” foi realizado com o objetivo de discutir práticas mais sustentáveis nos sistemas de produção. A opção pelo procedimento agroecológico no plantio, favorece o desenvolvimento de uma agricultura ambientalmente consciente, produtiva e economicamente viável.

O encontro foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), da UFABC, e pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Contou, ainda, com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).