Início Economia Internacional Câmara de Rio Grande da Serra aprova segundo pedido de cassação do...

Câmara de Rio Grande da Serra aprova segundo pedido de cassação do prefeito Cláudio Manoel Melo (PSDB)

Ele é investigado na CPI Fura-Fila da Vacinação. Melo diz que vai tentar reverter a decisão na Justiça. Foram quase 50 horas de discussões no plenário até terminar a votação na manhã de sábado (2), com 9 votos a favor e 4 contra o afastamento do prefeito.

A Câmara Municipal de Rio Grande da Serra aprovou neste sábado (2) o segundo pedido de cassação do prefeito Cláudio Manoel Melo (PSDB), conhecido como Claudinho da Geladeira.

Melo é investigado em dois processos distintos, sendo um relacionado à CPI Fura-Fila da Vacinação e outro movido por um morador da cidade. Uma das denúncias é de que uma servidora da secretaria de obras foi vacinada logo no começo da campanha de vacinação, quando apenas profissionais da saúde poderiam ser vacinados.

Foram quase 50 horas de discussões no plenário até terminar a votação na manhã de sábado, com 9 votos a favor e 4 contra o afastamento do prefeito.

Os vereadores aprovaram o primeiro requerimento de cassação na sexta-feira (1) por 9 votos favoráveis e 4 contrários. Em seguida, começaram a leitura de mais de 900 páginas do segundo processo, que só terminou no sábado (2).

Na quarta- feira (15), o prefeito de Rio Grande da Serra foi afastado do cargo por 90 dias. A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal e a vice-prefeita Penha Fumagalli assumiu o cargo interinamente na quinta-feira (16). O afastamento foi aprovado sob argumento que o político poderia atrapalhar o curso da apuração.

Claudinho da Geladeira deixou de responder para a Câmara Municipal 17 pedidos de informação sobre ações do executivo. Entre janeiro e março de 2021, vários funcionários comissionados foram transferidos de outras secretarias para a pasta da saúde e receberam duas doses da vacina contra Covid-19 que, na época, só estava disponível para profissionais da linha de frente da saúde e idosos acima de 70 anos.

Em nota, Cláudio Manoel Melo diz que lamenta a cassação, especialmente pelo trabalho que a sua gestão vinha fazendo na cidade, e que seus advogados vão tentar reverter a decisão na Justiça.

O PSDB de São Paulo diz que respeita a decisão dos vereadores, mas lamenta a cassação pelo bom trabalho que o prefeito vinha desenvolvendo.

 Fonte: Portal de Notícias G1– Por Redação, g1 SP / São Paulo, SP / Foto Capa: Reprodução / Internet