Início Break News Compartilhando Sorrisos já beneficiou mais de 1.600 moradores em Diadema

Compartilhando Sorrisos já beneficiou mais de 1.600 moradores em Diadema

Programa que disponibiliza próteses dentárias completa dois anos de funcionamento no Quarteirão da Saúde; para ser atendido no Centro de Especialidades é preciso encaminhamento da UBS. Foto: Mauro Pedroso/PMD

O Programa Compartilhando Sorrisos, da Prefeitura de Diadema, proporcionou a 1.666 moradores da cidade a possibilidade de sorrir com mais naturalidade e funcionalidade ao longo dos dois anos de existência. O atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Quarteirão da Saúde (QS) foi retomado gradativamente após o período de pandemia pela covid-19, em agosto de 2021, e hoje está em sua capacidade total.

A cabeleireira aposentada Luciana Mattos Salles é uma dessas pessoas beneficiadas com a entrega de próteses dentárias. “Precisei ir algumas vezes ao Quarteirão da Saúde para fazer o molde e todo o processo. Ficou boa (a prótese) e me atenderam bem. Foi maravilhoso. O sorriso ficou mais natural”, elogiou Luciana.

Além da questão estética, o uso da prótese traz benefícios para fala e mastigação, beneficiando o equilíbrio do sistema estomatognático do usuário, já que quando uma pessoa não tem a dentição completa, pode mastigar os alimentos de forma incorreta, dificultando a digestão ou machucando a gengiva.

Por isso, no processo de confecção da prótese são levados em consideração aspectos como formato do rosto e semelhança com dentes do paciente, tudo isso para proporcionar reabilitação oral, estética e funcional.

Política pública
Neste ano, já foram contratados cinco técnicos em saúde bucal, quatro dentistas e dois auxiliares. Assim, a Saúde Bucal tanto nas UBS quanto no Quarteirão da Saúde está funcionando na sua capacidade total. Além disso, depois de quatro anos sem a especialidade de periodontia (área que cuida dos tecidos que dão sustentação aos dentes), o atendimento voltou em 2022.

A apoiadora da Atenção Básica e atual coordenadora da Saúde Bucal na SMS, Poliana Poian Souza, contextualiza a situação do município no cenário nacional. “A diminuição dos repasses de verba nos últimos quatro anos e a pandemia trouxeram prejuízos consideráveis para a saúde bucal em Diadema e no Brasil”, explicou.

Poliana relatou que em 2023, com cenário mais favorável e apoio do governo federal, a cidade conseguiu credenciamento de quatro equipes de saúde bucal, retomada dos atendimentos em sua capacidade máxima e reposição da especialidade de periodontia no CEO. “Temos ainda inúmeros desafios pela frente, principalmente na qualificação e organizações dos processos de trabalho, porém estamos sempre trabalhando para evoluirmos a cada dia”, afirmou.

“Tivemos vários avanços nesses dois anos. Nosso CEO conta com nove cadeiras e sete consultórios. A partir do Contrato de Gestão com a SPDM e do compromisso dessa gestão com a Saúde Bucal da população, o CEO voltou a funcionar, das 7h às 19h, com as especialidades de prótese dentária, cirurgia oral menor, estomatologia, endodontia, periodontia e pacientes especiais”, ressaltou a coordenadora do CEO, Célia Aparecida Ducci Fernandes Chaer. “No caso específico da prótese, a troca do laboratório permitiu aumentar a entrega de próteses/mês com muito mais qualidade”, completou.

Nos primeiros seis meses de 2023, foram entregues 739 próteses. O número já é 11% maior que todo o ano de 2022. A média mensal passou de 55 para 123 novas dentaduras entregues.

Desde janeiro do ano passado, foram realizados 1.207 tratamentos endodônticos, 3.398 procedimentos em pacientes especiais e 4.806 procedimentos de cirurgia oral menores. Somente neste ano, foram realizados 2.016 procedimentos de periodontia.

CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas atende demanda de próteses removíveis superiores e inferiores, totais e parciais, de acordo com a necessidade de cada caso. O acesso ao tratamento é definido a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando em consideração aspectos clínicos, determinantes sociais e, em alguns casos, a faixa etária do usuário.

Além da confecção das próteses, o CEO realiza atendimentos considerados de média e alta complexidade e oferta serviços de diagnóstico bucal (com ênfase na detecção precoce de câncer de boca), cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento das doenças da gengiva), além de cuidados aos pacientes com deficiência.

Serviço:
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) / Quarteirão da Saúde

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
Atendimento realizado com encaminhamento da UBS de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Por: ByABC com assessoria PMD