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Confira dicas do Senac São Bernardo do Campo para alavancar a carreira em 2024

Foto: Divulgacao

 

Confira dicas do Senac São Bernardo do Campo para alavancar a carreira em 2024

Diante das constantes atualizações do mercado de trabalho, docente da unidade fala de estratégias para quem quer ter sucesso profissional no próximo ano

Fim de ano é a época na qual as pessoas costumam refletir sobre as escolhas de vida e as resoluções para o novo período que chega, incluindo a profissão. Beatriz Carvalho de Souza, docente do Programa de Aprendizagem do Senac São Bernardo do Campo, elenca estratégias para quem deseja traçar um plano de carreira para 2024.

Soft skills

Cada vez mais os recrutadores buscam candidatos que tenham soft skills, que são, essencialmente, habilidades que vão além do conhecimento técnico como, por exemplo, boa comunicação, liderança, senso crítico e empatia. O avanço das tecnologias e das inteligências artificiais, as quais realizam parte dos trabalhos operacionais em algumas áreas, alavancaram ainda mais a exigência destas habilidades.

Uma pesquisa da McKinsey (2021), companhia americana de consultoria empresarial, mostrou que a proporção de empresas que abordam pautas como empatia e habilidades interpessoais dobrou a partir de 2020. O estudo também mostrou que, desde 2020, as capacidades de liderança e de gestão se tornaram prioridades para a maioria das companhias, saltando dez pontos percentuais ano a ano.

“Cada vez mais o mercado busca profissionais com inteligência emocional, que saibam conciliar responsabilidades e realizar tomadas de decisões sensatas, além de superar adversidades e enfrentar desafios”, afirma a docente do Senac São Bernardo do Campo. “Por isso, dedicar um tempo para aprimorar essas habilidades é um ótimo começo para ter sucesso e destacar-se na carreira profissional”, opina.

Empreendedorismo consciente

Empreender é um ato de coragem, pois não é tarefa simples assumir um sonho profissional e torná-lo real a partir de suas próprias ideias. Além disso, ser dono do próprio negócio envolve processos burocráticos e administrativos que, muitas vezes, necessitam de capacitação, mas que podem ser o segredo do sucesso. Por isso, é sempre válido investir em cursos que capacitem, principalmente na área de gestão e administração, o profissional que busca desenvolver o próprio negócio.

“Quem busca o empreendedorismo precisa entender que ele exige estudos, conhecimentos e aprimoramento de habilidades de outras áreas como finanças, gestão de negócios, contabilidade, fiscal, relacionamento interpessoal e outros”, explica Beatriz.

Confira o checklist preparado pela docente com algumas habilidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas:

  • Inglês: o idioma mais exigido pelas empresas, sobretudo as multinacionais, durante as entrevistas de emprego. Nas grandes organizações muitos processos, documentos e reuniões são realizados na língua inglesa e, portanto, é preciso aprendê-la. Quem já a domina ao menos em parte, é interessante aprimorar esse conhecimento com cursos específicos para o ambiente corporativo.
  • Informática: o domínio de tecnologias, programas e dispositivos se tornou fundamental nas empresas que, em sua maioria, têm processos automatizados e informatizados. Ter intimidade com o pacote Office, incluindo programas de e-mails, além de noções básicas de hardware e de funcionamento de microcomputadores, é diferencial dos mais interessantes. Esse conhecimento pode ser utilizado até mesmo antes da contratação em si, pois muitas entrevistas são realizadas por videoconferência.
  • Currículo: para não errar no momento de fazer ou atualizar o currículo, é importante seguir recomendações básicas como informar dados pessoais importantes – celular, e-mail e telefone para contato -, descrever o objetivo profissional assertivamente, deixando claro qual é a vaga para a qual a pessoa está se candidatando, inserir as atribuições e responsabilidades que teve nas empresas pelas quais passou, informar o nível de conhecimento em idiomas e, por fim, inserir apenas os cursos mais relevantes que você já fez para que o documento não fique muito extenso. Lembre-se: o recrutador tem às vezes dezenas ou centenas de currículos para olhar e o que ele mais deseja é objetividade e efetividade.
  • LinkedIn: trata-se de uma ferramenta muito importante nos dias atuais. Grande parte da comunidade empresarial a utiliza para captação de talentos e, por isso, vale a pena o candidato ter um perfil e mantê-lo sempre atualizado, como se fosse o currículo físico. A rede corporativa, aliás, tem sido até mais utilizada pelas maiores companhias. Insira uma foto adequada, sem excessos e com vestimenta profissional e não se esqueça de sempre acessar para conferir as notificações. Sua grande chance pode aparecer por ali a qualquer momento!
  • Investir em habilidades sociais: tão importante quanto o conhecimento técnico é nossa capacidade de se relacionar com diferentes pessoas e lidar com diversas situações. No ambiente de trabalho, assim como na vida fora dele, é preciso resiliência e adaptação diante de desafios e ocorrências inesperadas. Trabalhe suas habilidades interpessoais socializando com familiares, amigos e vizinhos e desenvolva a empatia. Isto faz toda a diferença!

Serviço:

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Avenida Senador Vergueiro, n°400, Centro – SBC

Mais informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo