Início Break News Defesa Civil de Mauá reúne profissionais que irão atuar em Simulado de...

Defesa Civil de Mauá reúne profissionais que irão atuar em Simulado de Risco Geológico no Jardim Zaíra

Foto: Evandro Oliveira/PMM

Defesa Civil de Mauá reúne profissionais que irão atuar em Simulado de Risco Geológico no Jardim Zaíra

Representantes de diversos órgãos, entidades e sociedade civil apresentaram como estão organizados e se preparam para atender ocorrências de deslizamento ou desmoronamento

A atividade será realizada no Jardim Zaíra e tem o objetivo de planejar o deslocamento das equipes dos órgãos envolvidos numa logística mais eficiente para o atendimento de ocorrências resultantes do excesso de chuvas, que podem provocar alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos.

Com isso, a Defesa Civil estará apta para a implantação do Plano de Contingências Municipal. Este documento formaliza protocolos e ações de atendimento de todos os órgãos envolvidos nestas operações e passa a ser uma política de estado, com sua execução obrigatória e passando a receber apenas modificações que venham a melhorar as performances de atendimento.

Para o secretário de Defesa Civil, Sergio Moraes, o objetivo “é mitigar a perda de vidas humanas e animais e de danos materiais em caso de desastres naturais ou de intervenção “antrópica”, ou seja, quando resultante de intervenção humana, como o corte de barrancos, por exemplo.”

Na reunião, estiveram presentes os representantes da coordenadoria estadual de Proteção e Defesa Civil, major Vagner Martins e tenente Caio Veneziano. “Esta reunião é importante para entender a nossa responsabilidade como gestores públicos. As estatísticas apontam que 70% das pessoas que se salvam são pelo autossalvamento, 20% pela comunidade treinada e apenas 10% pelos órgãos de emergência, porque não dá certo ficar parado esperando o salvamento. Portanto, parabéns por este treinamento”, disse Martins. Também participaram os integrantes do grupo de trabalho que inclui a Defesa Civil de Mauá, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Saúde, Governo, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Habitação, Guarda Civil Municipal, Esporte e Lazer, Segurança Alimentar e Comunicação, além de organizações não-governamentais, associação de moradores, Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) e sociedade civil, incluindo ainda moradores da região do Macuco, na área das ruas Lourival Portal da Silva, Maria Dominique e Maria Marcolina de Jesus.

Faz parte da elaboração do protocolo de segurança, a consulta pública, em que a população poderá contribuir com sugestões para o plano de trabalho que organizará o simulado, para o treinamento de evacuação de áreas atingidas, incluindo as áreas quentes, que são as de maior risco, simulação de acidentes com vítimas, incluindo ações de resgate e socorro, além de atendimento social.

As contribuições para a podem ser feitas pelo site da Prefeitura em https://www.maua.sp.gov.br/SimuladoDefesaCivil.aspx ou pelo telefone 11 4547-5690.

Por: ByABC com assessoria