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Diadema reúne conselhos e grêmios curumins para troca de experiências

Grupo de 200 estudantes, da educação infantil e do ensino fundamental, representando 27 escolas, falaram das práticas na atuação dos colegiados e apresentaram demandas para o prefeito José de Filippi Junior. Foto: Igor Andrade/Comunicação/PMD

Por Aline Melo – Assessoria de Imprensa

Duzentos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de Diadema se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), no Centro da cidade. O encontro, que contou com a presença de 200 crianças representantes dos conselhos e grêmios Curumins, teve como objetivo a troca de experiências e práticas dos colegiados. A formação dos conselhos e grêmios Curumins foi definida em lei municipal, sancionada em julho pelo prefeito José de Filippi Júnior, e atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê que os sistemas de ensino devem definir as normas de gestão democrática do ensino público nas redes de educação básica.

A coordenadora do núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação de Diadema, Elisabete Marques Pereira de Oliveira, explicou que foi pedido para que todos refletissem sobre o que melhorou nas escolas desde a instalação dos conselhos e dos grêmios, no início do ano, e o que ainda precisa melhorar. As demandas dos estudantes foram entregues para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, e para o prefeito José de Filippi Júnior.

Estudante da Emeb Letícia Beatriz Pessa, no Jardim União, Giovanna Monteiro Viana, 11 anos, contou que depois que ingressou para o grêmio e as atividades começaram, muita coisa melhorou na escola. “A educação ficou melhor e a gente passou a interagir mais com os colegas”, afirmou. “Agora queremos mais projetos para o grêmio e que os alunos que não são do grêmio participem mais”, completou.

Entre as demandas apresentadas pelos estudantes para o prefeito estão a reforma da quadra, cobertura do parquinho e um bebedouro com água gelada na Emeb Henrique de Souza Filho – Henfil, no Jardim Taboão; e a cobertura da entrada dos alunos na Emeb Mario Santalucia, no Jardim Ruyce, entre outras.
O prefeito Filippi afirmou que uma política de educação de qualidade representa um marco para o que queremos para a cidade. “Todos os estudantes passaram dois anos muito difíceis, fora das escolas, e nosso diagnóstico mostrou que havia muito trabalho a ser feito”, pontuou. “Estamos correndo contra o tempo, com material escolar de qualidade, recuperação nas escolas por meio do programa Escola Bem Cuidada e queremos preparar mais alunos para estarem na Unifesp, que nós trouxemos para a cidade há 16 anos”, concluiu.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, lembrou que educação é mais do que aprender a ler, escrever e fazer contas. “O mundo precisa de lideranças, de paz, de afeto e é essa educação integral, ampla, onde a criança tem direito à voz e à escuta, que a gente quer para todos”, declarou. “Nosso entendimento de educação integral pressupõe uma formação cidadã, é esse princípio que orienta Diadema. Uma criança que é estimulada a opinar, a pensar, a usar um maior número de palavras para se expressar vai ter um impacto muito positivo ao longo da sua vida”, concluiu.