Início Popular Dispensação de medicamentos psicotrópicos passa a ser feita nas UBSs de Diadema

Dispensação de medicamentos psicotrópicos passa a ser feita nas UBSs de Diadema

A partir de novembro, o morador vai retirar o medicamento (sujeito a controle especial) na Unidade Básica de Saúde perto de casa. Foto: Igor Andrade/PMD

Por Renata Nascimento – Assessoria de Imprensa

Quem faz uso de medicamentos psicotrópicos disponibilizados pela Prefeitura de Diadema, a partir de 1º de novembro, terá maior comodidade para retirar a medicação. A dispensação dos itens, antes feita na Farmácia Central (Quarteirão da Saúde) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Eldorado e Paineiras, passa a ser realizada de modo descentralizado, ou seja, o morador poderá retirar o medicamento na UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira. Confira os horários abaixo.

Com a alteração, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pretende facilitar o acesso da população ao medicamento. “Para buscar o medicamento na Farmácia Central, os pacientes, algumas vezes, gastavam com transporte e nem sempre ele tinha condições financeiras. Então, vai facilitar o acesso do paciente. Com essa mudança, ele vai poder retirar na UBS que quiser, perto de casa, desde que esteja com a documentação completa”, explica a responsável pela área técnica da Assistência Farmacêutica de Diadema, Jacqueline Mayer.

Por se tratar de medicamento controlado psicotrópico, a dispensação deve ser realizada na presença do farmacêutico. “Visando a melhoria no acesso, o Uso Racional de Medicamentos e o cuidado do paciente, cada Unidade Básica de Saúde passará a contar com um profissional farmacêutico em sua farmácia, o que proporcionará um atendimento humanizado ofertando ao usuário acompanhamento farmacoterapêutico por meio de consultas farmacêuticas. O profissional também passará a integrar a equipe multidisciplinar contribuindo com o cuidado integral da saúde desse paciente”, ressalta Mayer.

Durante a retirada dos medicamentos, também será possível esclarecer informações de posologia, interação medicamentosa, efeitos colaterais e tirar dúvidas com o farmacêutico responsável.

Desde a segunda quinzena de setembro, a medida vem sendo informada aos pacientes que retiram medicação na Farmácia Central no momento de dispensação. Além disso, será divulgado no site da Prefeitura e redes sociais oficiais.

Como retirar
Medicamentos psicotrópicos são aqueles que atuam no sistema nervoso central e são regulamentados pela Portaria Federal nº 334/98. Para retirar a medicação é preciso ser munícipe de Diadema, apresentar o cartão do SUS, documento de identificação pessoal com foto (de quem fará a retirada), receita médica vigente (30 dias), carteirinha da Farmácia Central (com a data de retorno) e realização de cadastro (caso ainda não tenha).

A Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta com 429 itens/medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar e 89 deles são dispensados gratuitamente à população via Atenção Básica. Os itens atendem às principais questões de saúde da população no município.
Consulte os endereços das Unidades em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.

Avanços
Segundo a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, “a mudança é mais uma ação da reestruturação da Atenção Básica do município para torná-la cada vez mais acessível, acolhedora e humana”, além das melhorias já implementadas como dentro do Programa UBS Nota 10, como videomonitoramento 24 horas e vigilância patrimonial, nova identidade visual, manutenção preventiva e corretiva predial, melhorias no sistema de abastecimento de insumos e medicamentos, investimentos na revitalização/readequações físicas das unidades e aperfeiçoamento da rede de informatização.

Serviço:
Horário para dispensação de medicamentos controlados
Sempre de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
UBS ABC: das 9h às 15h
UBS Casa Grande: das 8h às 17h
UBS Centro: das 10h às 19h
UBS Conceição: das 8h às 17h
UBS Eldorado Ambulatório: das 10h às 19h
UBS Jardim Canhema: das 7h às 16h
UBS Jardim Inamar: das 8h às 17h
UBS Jardim Ruyce: das 7h às 16h
UBS Maria Tereza: das 8h às 17h
UBS Nações: das 8h às 14h
UBS Nogueira: das 8h às 17h
UBS Nova Conquista: das 7h às 13h
UBS Paineiras: das 10h às 19h
UBS Parque Reid: das 7h às 13h
UBS Piraporinha: das 8h às 14h
UBS Promissão: das 10h às 19h
UBS Real: das 7h às 16h
UBS São José: das 7h às 16h
UBS Serraria: das 10h às 19h