Início Break News Em três meses, São Bernardo recupera 11 pontos viciados de descarte irregular

Em três meses, São Bernardo recupera 11 pontos viciados de descarte irregular

Com atuação em educação ambiental, Prefeitura avança com programa para reduzir espaços de acúmulo de lixo na cidade. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Por Assessoria de Imprensa/PMSBC

Aliando zeladoria com o plano de ampliar o conceito de educação ambiental na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, concluiu a revitalização de 11 pontos viciados de descarte irregular em apenas três meses. A Administração municipal entregou, nesta segunda-feira (26/6), uma nova área de lazer, situada na Rua Padre Léo Comissari, no Jardim Silvina. O espaço, anteriormente utilizado para despejo de entulho, foi completamente recuperado.

A requalificação do local envolveu série de serviços, como remoção de lixo e entulho, limpeza, pintura de muros e calçadas e instalação de playground. A ação foi viabilizada pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a SBA, empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade. Durante o ato de abertura do espaço, equipes da Prefeitura distribuíram material informativo para alertar sobre a importância da medida, além de promover o plantio de mudas frutíferas.

“Esse é um programa que nos dá muito orgulho, porque requalifica e valoriza os bairros de São Bernardo. O prefeito demonstrou preocupação e nos demandou essa atuação de perto em toda a cidade, a partir de um mapeamento. Trata-se de um trabalho contínuo, no qual já reduzimos bastante esses espaços e continuamos avançando. A ação é complementar, uma vez que o município é 100% coberto pelo serviço de coleta regular, de recicláveis e tem a Operação Bota-Fora, bem como os Ecopontos”, frisou Marcos Cayres, titular de Serviços Urbanos.

A iniciativa é realizada dentro do programa Cidade Limpa, anunciado em março deste ano, que prevê a redução de, pelo menos, 20% dos pontos viciados de descarte irregular em São Bernardo. Entre os locais já beneficiados, a medida impactou na recuperação de espaços, além do Silvina, também no D.E.R, Montanhão, Parque Selecta, Taboão, Independência e Ferrazópolis.

Com a entrega do espaço no Silvina, alunos da rede municipal de Educação utilizaram o novo local, agora com atrações de parquinho, cercado de área verde. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer pinturas no entorno da praça. Secretária municipal de Meio Ambiente, Dra. Regina Célia Damasceno destacou a essência de a população se apropriar das dependências da nova área. “A ação tem grande significado, e temos que valorizar para que os espaços não voltem ao status anterior. Reforço, ainda, a importância de separação dos resíduos em casa para criarmos uma cultura de educação ambiental.”

LAZER – Moradora há sete anos de conjunto habitacional localizado próximo à área revitalizada, a dona de casa Mayara Aparecida de Souza, de 31 anos, enalteceu a iniciativa da Prefeitura em recuperar pontos viciados. “Esse local era só sujeira e entulho. Muitas pessoas reformavam apartamento e jogavam os restos aqui, piso, sofá, móveis em geral. Alguns ateavam fogo. Não havia a mínima condição. Então, posso afirmar que melhorou bastante, 1.000 vezes melhor, tornando-se um espaço de lazer”, disse a munícipe, ao lado do filho Ícaro, de 2 anos, que brincava no balanço.