Início Cidades Ex-aluno da FDSBC, Desembargador Ricardo Nino Ballarini é empossado pelo TRT-2

Ex-aluno da FDSBC, Desembargador Ricardo Nino Ballarini é empossado pelo TRT-2

O desembargador Ricardo Nino Ballarini durante cerimônia de posse. Foto: Divulgação

Por: Assessoria da FDSBC

Na quinta-feira, dia 15 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – TRT-2, realizou a posse do ex-aluno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC, desembargador Ricardo Nino Ballarini, em cerimônia que contou com a presença de familiares e autoridades. Durante o evento, o magistrado recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-2, em reconhecimento à sua contribuição para o setor jurídico.

Ricardo Nino Ballarini ocupará uma vaga reservada a membros do Ministério Público do Trabalho – MPT, instituição na qual ele atuou desde 2010. Durante sua trajetória como procurador do trabalho, destacou-se em áreas fundamentais, como meio ambiente do trabalho, enfrentamento ao trabalho escravo e erradicação do trabalho infantil.

Durante a pandemia, o desembargador Ballarini desempenhou um papel ativo na busca pela garantia de medidas sanitárias adequadas no setor da Educação. Sua atuação estendeu-se a mais de mil unidades escolares em toda a região do Grande ABC, demonstrando seu comprometimento com a segurança dos profissionais e alunos.

Antes de ingressar no Ministério Público do Trabalho, Ballarini ocupou diversos cargos públicos em órgãos como agente de cultura, escrivão de polícia e escrevente técnico judiciário. Além disso, ele também teve experiências na iniciativa privada, atuando como garçom, digitador e frentista.

Durante a solenidade de posse, o desembargador expressou seu compromisso em oferecer todo seu empenho, vivência e dedicação para contribuir com uma prestação jurisdicional coerente e equilibrada. Em entrevista concedida após o evento, Ricardo Ballarini compartilhou sua visão sobre esse novo momento em sua vida:

“É um sentimento de realização pessoal e profissional tomar posse como desembargador após percorrer esse caminho trabalhando em diversas atividades, tanto no setor público quanto na iniciativa privada. Acredito que essa vivência profissional permite compreender o mundo do trabalho e as mazelas da sociedade com mais sensibilidade e será muito importante para analisar e julgar as demandas no Tribunal com a responsabilidade que a função exige.”

Questionado sobre sua preparação e atuação eficiente, o desembargador enfatizou a importância da constante atualização e da abertura para diferentes perspectivas:

“A preparação para uma atividade profissional, especialmente de uma carreira jurídica, é permanente e sempre exige atualização e boa disposição para receber novos pontos de vista e diferentes maneiras de se perceber um mesmo problema. Também é fundamental ser honesto consigo mesmo e coerente com os valores que acredita, de maneira que você coloque o seu melhor naquele momento em cada coisa que faz. Se isso não for o suficiente, mas você verdadeiramente fez o seu melhor, tudo bem. Você continua, persiste e procura melhorar um pouco mais, e assim a cada dia.”

Por fim, o desembargador Ballarini ressaltou a importância da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em sua formação e jornada até a conclusão do curso:

“Quando comecei a me interessar pelo curso de direito, muitas pessoas próximas me falavam e sugeriam a FDSBC, inclusive amigos que foram ex-alunos. Cursando a faculdade, percebi a seriedade da instituição, que possuía excelentes professores e a grande dedicação de seus servidores. Foi um momento difícil porque trabalhava e, não raras vezes, passava algumas noites em claro e finais de semana estudando para as provas ou fazendo algum trabalho de alguma disciplina. Cada pequena conquista na graduação era saboreada e motivo de orgulho para mim, e o esforço era atenuado pela companhia dos amigos de sala. Ao longo do curso, desenvolvi maior proximidade com alguns professores, o que não apenas serviu de inspiração, mas também me ajudou a escolher a área do direito que mais gostava e, de certa maneira, me inclinou a buscar as carreiras jurídicas pelas quais trabalhei após a conclusão.”