Início Break News Exposição em Diadema celebra o sagrado de religiões de matriz africana

Exposição em Diadema celebra o sagrado de religiões de matriz africana

Foto: Dino Santos

Quando as pessoas que vieram escravizadas para o Brasil começaram a cultuar suas religiões e seus deuses, foi preciso inteligência para escapar da perseguição: cultuar seus Orixás como se fossem os santos da igreja católica. O que ficou conhecido como sincretismo religioso é tema na exposição da artista plástica Geni dos Santos. Orixás e o Sagrado reúne esculturas representativas dos orixás das religiões de matriz africana com o seu respectivo santo católico e fica em exposição até 30 de abril no Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e de Matrizes Africanas Pai Francelino de Shapanan, em Diadema.

A exposição foi aberta oficialmente neste domingo, 3 de março, em evento que contou com a presença de diversos representantes das diferentes religiões de matriz africana da cidade, da vice-prefeita Patty Ferreira; da coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Creppir), Marcia Damaceno; do balalorisá Nelson Ti Iemanjá, da diretora da Secretaria de Cultura, Silvana Moura, da coordenadora do Centro Cultural Nogueira, que abriga o Centro de Referência, Marcia Castro, e do coordenador do Centro de Referência, Dàda Voduno Leonardo Toy Doçu. Geni não pode comparecer ao evento em decorrência de uma cirurgia realizada recentemente.

Leonardo explicou que o Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e de Matrizes Africanas Pai Francelino de Shapanan está em funcionamento desde setembro de 2023 e que para este ano estão sendo programadas oficinas diversas. “As pessoas estão conhecendo o espaço e o que a gente quer é que cada vez mais visitantes estejam aqui vendo as exposição, consultando nosso acervo de livros, queremos montar um acervo audiovisual em breve, tudo para manter viva a cultura dos povos tradicionais e de matriz africana”, pontuou.

A coordenadora da Crepir, Marcia Damaceno, destacou que o Centro de Referência é um importante espaço para a promoção de educação antirracista e no combate ao racismo e à injúria racial. “Somente a educação pode transformar as pessoas. Aqui vamos ter oficinas, formações, troca de ideia, para que a gente possa eliminar essa chaga social que é o preconceito” completou.

A vice-prefeita Patty Ferreira exaltou o compromisso da gestão do prefeito José de Filippi Júnior com todas as pessoas, especialmente, com as que estão em situação de maior vulnerabilidade. “Sou uma mulher preta, do axé, e para a gente nada nunca foi fácil, seja pela questão racial, pela questão do gênero, pela questão da nossa religião”, listou. “Então, eu tenho muito orgulho em fazer parte de um governo que tem esse olhar para a cultura de matriz africana, que tem esse respeito e esse compromisso”, concluiu.

A exposição Orixás e o Sagrado pode ser visitada até o dia 30 de abril, na Rua Marcos de Azevedo, 240, Vila Nogueira.