Início Break News Fiscalização Ambiental – ProAr 2023 afere ônibus e veículos da frota pública...

Fiscalização Ambiental – ProAr 2023 afere ônibus e veículos da frota pública de Santo André

Foto: Divulgação/Semasa

Fiscalização Ambiental – ProAr 2023 afere ônibus e veículos da frota pública de Santo André

Inspeções de fumaça preta serão realizadas pelo Semasa nos veículos a diesel da municipalidade

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Fiscalização Ambiental, iniciou as aferições de 2023 dos índices de fumaça preta nos ônibus e veículos da frota pública de Santo André. As vistorias do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) são fundamentais para combater a emissão de fumaça preta em desacordo com índices permitidos, o que contribui para o aumento da poluição atmosférica.

As inspeções começaram no último domingo (1º), com a vistoria de 132 ônibus. Destes, 95% foram aprovados. Na segunda-feira (2), tiveram início as medições nos caminhões e automóveis a diesel utilizados pela administração direta e indireta.

A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da SATrans, também vai averiguar as emissões dos caminhões utilizados pelas áreas particulares de transbordo de resíduos (empresas de caçamba que atuam em Santo André). No total, até o fim de novembro, devem passar pela fiscalização mais de 700 veículos, entre ônibus das empresas de transporte público, caminhões, carros e máquinas que integram a frota pública, além de veículos a diesel das empresas de caçamba.

A operação tem caráter preventivo e os veículos recebem um selo que indica que foram aprovados. Para fazer a aferição, os agentes do Semasa usam o opacímetro, aparelho que mede a opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição.

Estudos comprovam que os poluentes atmosféricos têm ligação direta com problemas relacionados à saúde humana. Por isso, a operação realizada pelo Semasa visa um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida da população, especialmente na época mais seca.

| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003
| Fotos: Divulgação/Semasa