Início Popular Fundo Social de São Bernardo recebe doação de absorventes para o Dia...

Fundo Social de São Bernardo recebe doação de absorventes para o Dia da Dignidade Menstrual

Cerca de 96 mil itens de higiene íntima serão distribuídos para entidades assistenciais cadastradas no órgão. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Por Assessoria de Imprensa/PMSBC

Para celebrar o Dia Nacional da Dignidade Menstrual, comemorado no próximo domingo (28/5), como forma de alertar a sociedade para a pobreza menstrual, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Bernardo recebeu nesta quinta-feira (25/5) a doação de 96 mil absorventes da empresa Ever Green, sediada no bairro Taboão. Os itens de higiene íntima serão distribuídos para as entidades assistenciais cadastradas no órgão.

Definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) tanto como problema de saúde pública quanto de direitos humanos, a pobreza menstrual atinge ainda mais as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em situação de risco e vulnerabilidade. “O Fundo Social faz essa interlocução com entidades e organizações que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade e que muitas vezes não têm condições de comprar um absorvente. A doação de agora irá beneficiar muitas meninas, mulheres e famílias em atenção a esta questão de saúde pública”, declarou Greici Picolo Morselli, presidente do Fundo Social de São Bernardo.

Empresa parceira do Fundo Social, a Ever Green mantém sua matriz em São Bernardo, onde atua com marcas próprias e fabrica para diversas redes varejistas do Brasil. “A iniciativa da Ever Green demonstra a preocupação com a questão da pobreza menstrual no país e está alinhada com a missão da empresa, que foi criada para democratizar o uso de descartáveis higiênicos com produtos de qualidade a preços acessíveis para a população”, afirma Amauri Hong, diretor executivo da Ever Green. A entrega oficial dos itens também foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

OUTRAS AÇÕES – Por meio da Secretaria da Educação, a Prefeitura também mantém o Programa Dignidade Menstrual, que oferta absorventes, todos os meses, às alunas matriculadas no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria de Saúde, por sua vez, faz a distribuição de absorventes e materiais de higiene íntima pessoal para mulheres e homens transgênero em idade fértil, entre 10 e 49 anos, e em situação de vulnerabilidade.

POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL E NO MUNDO – Segundo dados do Instituto Locomotiva de 2022, 77% das mulheres brasileiras com 16 anos ou mais já tiveram que usar papel higiênico, panos e toalhas de papel para conter fluxo menstrual. De acordo com a ONU, uma em cada dez estudantes no mundo tem dificuldade em manter a higiene íntima, impactando suas vidas escolares. Muitas pessoas em situação de vulnerabilidade ficam impossibilitadas de adquirir itens de higiene pessoal, como os absorventes e acabam buscando alternativas barata – como uso de panos, jornais, papel higiênico ou miolo de pão – levando a sérios problemas de saúde.