Início Popular Grande ABC recebe reforço de 250 policiais

Grande ABC recebe reforço de 250 policiais

Contingente enviado pelo Estado vai ampliar a fiscalização contra os falsos motoboys

O efetivo da PM (Polícia Militar) no Grande ABC será reforçado com 250 novos agentes e 125 viaturas para tentar coibir os falsos motoboys, criminosos que utilizam as mochilas usadas normalmente em entregas de alimentos ou produtos para despistar a fiscalização e cometer crimes. O reforço representa aumento de 7,1% no contingente operacional, que era de 3.500 policiais. O reforço faz parte da Operação Sufoco, anunciada ontem pelo governador Rodrigo Garcia, que vai dobrar o número do contingente da Capital, que era de 5.000 agentes e agora passa a ter 9.700 policiais.

O aumento do efetivo nas ruas será possibilitado por ampliação na quantidade das vagas em programas que permitem que policiais atuem em jornadas extras, ou seja, em seu horário de folga. Neste plano, estarão incluídas as diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para a PM e a Polícia Civil e a Atividade Delegada. O investimento mensal será de R$ 41,8 milhões no pagamento das jornadas extras e na utilização das viaturas. O reforço será por tempo indeterminado.

“Os policiais começaram a chegar hoje (ontem) e o restante chega amanhã (hoje). Eles serão integrados na nossa rotina de trabalho, ou seja, vão participar das operações que realizamos normalmente. A Operação Sufoco vai contribuir no freio da criminalidade, aproximação da polícia com as pessoas, transmitindo mais tranquilidade em seus deslocamentos. Como o próprio nome diz, sufocar o crescimento da criminalidade, multiplicar ainda mais as ações de fiscalização, principalmente as motocicletas, em especial aquelas que se disfarçam de entregadores de aplicativo”, comentou o coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), que responde pela região.

Durante o anúncio da operação, o governador Rodrigo Garcia prometeu intensidade na atuação da PM. “Quero deixar um aviso muito claro a esses bandidos, que eles mudem de profissão ou mudem de Estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime aqui em São Paulo, vai ser preso. O bandido que levantar arma para polícia vai levar bala da polícia que, dentro dos limites da lei, vai agir com muito rigor em relação à criminalidade”, discursou o tucano.

Novo comandante-geral da PM de São Paulo, coronel Ronaldo Miguel Vieira disse que todos os motoqueiros serão parados nas fiscalizações. “São jovens que estão no mercado trabalhando. Não podemos discriminar essa profissão, estão tentando ganhar a vida. E, infelizmente, criminosos estão usando essa atividade como disfarce para cometer roubos. Estamos dando continuidade em operações para fazer o pinçamento de motociclistas. Só que a gente vai parando todos”, disse o coronel.

Fonte: Portal de notícias Diário do Grande ABC – Por Redação, Heitor Agrício / ABC, SP / Foto Capa: Divulgação / DGABC