Início Estilo de Vida Ideias de brincadeiras para gatos: Confira a nossa lista!

Ideias de brincadeiras para gatos: Confira a nossa lista!

Gato brincando no túnel colorido. Foto: Canva

Ideias de brincadeiras para gatos: Confira a nossa lista!

Tem sido difícil encontrar boas ideias de brincadeiras para gatos? Parece que você já não tem mais criatividade para criar um ambiente ou uma atividade que chame a atenção do seu amigo peludo? Calma, sem pânico!

Neste texto apresentamos uma lista de ideias e sugestões de brincadeiras para você colocar em prática com o seu amigo de quatro patas. Confira todos os detalhes e invista no melhor para o seu gatinho!

Veja a listinha:

  1. Varinhas;
  2. Bolinhas diversas;
  3. Papéis amassados;
  4. Labirinto;
  5. Tapete de atividades;
  6. Ratinhos de pelúcia;
  7. Cordinhas no ambiente;
  8. Caçar inseto na tela;
  9. Caçar sombras na parede;
  10. Túneis interativos;
  11. Esconde-esconde;
  12. Piscina de bolinha.

Nos próximos tópicos, vamos entender melhor cada uma das ideias de brincadeiras para gatos. Continue lendo para se inspirar!

1. Ideias de brincadeiras para gatos: Varinhas

As varinhas costumam ser uma opção super prática e capaz de proporcionar muita diversão com o pet. E o melhor: podem ser feitas artesanalmente, sem aquela necessidade de gastar com brinquedinhos prontos.

Você pode encontrar um galho resistente no seu quintal e usar um barbante para amarrar penas, fitilhos e outros itens semelhantes na ponta do galho. Depois, basta agitar esse galho perto do gato e permitir que ele  “cace”, de modo a estimular os seus instintos ao mesmo tempo em que se diverte.

Acredite, esse tipo de brincadeira pode render momentos inesquecíveis entre vocês dois.

2. Bolinhas diversas

Uma coisa importante que devemos ter em mente, quando pensamos em ideias de brincadeiras para gatos, é que eles amam caçar. Ou seja, eles amam perseguir e tentar alcançar os objetos e brinquedos que apresentamos no dia a dia.

Isso significa que se oferecermos diferentes tipos de bolinhas, que são mais ou menos rápidas no chão, que pulam ou que não pulam, mais divertida pode ser a brincadeira.

 

3. Ideias de brincadeiras para gatos: Papéis amassados

Assim como as bolinhas de diferentes materiais podem render muita diversão para os nossos amigos de quatro patas, os papéis amassados também podem ter essa função.

Experimente fazer várias bolinhas e espalhar pelo ambiente. Se possível, misture diferentes tipos de papéis, para que os sons e as texturas sejam variáveis. Tudo isso ajuda a estimular os sentidos do gato, fornecendo subsídios para a saúde mental do seu amigo.

Entretanto, devemos levar em conta um ponto de atenção nesse caso: evite papéis com brilho ou outros tipos de compostos que possam causar reações alérgicas e problemas de saúde. Além disso, fique de olho na possibilidade de o gato começar a rasgar o papel, na tentativa de comê-lo. Isso pode fazer com que ele engula esses pedacinhos e tenha problemas de saúde mais tarde.

Portanto, essa é uma das principais ideias de brincadeiras para gatos que merecem ser feitas sob supervisão, combinado?

4. Labirinto

Montar um labirinto divertido para o seu amigo peludo pode ser outra alternativa interessante. Você pode usar várias caixas para montar os “muros” do labirinto.

Depois de estruturar todo o caminho que o gatinho poderá percorrer, você pode começar a acrescentar os brinquedinhos que tornarão essa aventura ainda mais empolgante.

Pendure bolinhas, laços de fita, etc. Também coloque alguns petiscos perdidos no meio do caminho. Assim, à medida que o pet avança na brincadeira, ele começa a ter contato com esses petiscos e fica ainda mais estimulado a seguir adiante.

Sem dúvidas, é uma das ideias de brincadeiras para gatos que estimula a mente e o corpinho do animal.

5. Ideias de brincadeiras para gatos: Tapete de atividades

Você já ouviu falar em tapete de atividades? Eles são considerados uma excelente opção para quem busca oferecer um ambiente divertido e enriquecedor para os animais de estimação, como gatos.

No caso dos felinos, é bacana ter um tapete que conte com diversos bolsos espalhados, com diferentes texturas por dentro. Além da textura aguçar os sentidos do pet, você pode, ainda, esconder brinquedos e petiscos nesses bolsos.

Assim, o gato fica entretido caçando o que está dentro de cada compartimento, ao mesmo tempo em que descobre sensações diferentes e gasta muita energia.

6. Ratinhos de pelúcia

Quem nunca viu um gato super feliz brincando com um ratinho de pelúcia? Às vezes, apenas jogar o ratinho no chão é mais do que o suficiente para entreter o seu amigo de quatro patas.

Mas, e se você quiser deixar as coisas ainda mais divertidas? Existe uma forma simples de fazer isso! Lembra do galho que você pegou no quintal, anteriormente, para fazer uma varinha com itens interessantes na ponta? Então… Ele pode ser usado para você amarrar o ratinho também!

Assim, você movimenta o ratinho no ambiente, de modo que o gato precise ficar caçando essa pelúcia.

Acredite, esse tipo de atividade pode render umas boas risadas, além de ser um exercício físico e mental para o seu amigo peludo.

7. Ideias de brincadeiras para gatos: Cordinhas no ambiente

As cordinhas no ambiente também ajudam a estimular o comportamento de caça nos gatos. Até porque, convenhamos… Qual gato que não ama um fio ou uma corda no ambiente?

Então, que tal aproveitar essa paixão dos felinos para criar uma brincadeira super conhecida, mas muito divertida?

Você pode, por exemplo, pendurar as cordinhas nos pés das cadeiras da cozinha, colocando cordas de diferentes tamanhos, cores, grossuras e texturas. Isso ajuda o pet a se manter entretido por mais tempo, de uma forma super divertida.

Apenas fique atento para que o gato não tente engolir as cordinhas, pois, acredite, há uns gatinhos danados que amam fazer isso.

8. Caçar inseto na tela

Você tem um tablet, e isso é tudo que está ao seu alcance neste momento? Calma, sem pânico! Há formas de entreter o gato até mesmo com o uso da tela.

Embora esse tipo de brincadeira jamais exclua as atividades e os exercícios da vida real, ela pode ser um bom quebra-galho quando percebemos que não há nada mais disponível para divertir o felino no momento.

Para isso, basta você pesquisar vídeos de insetos na tela e abrir em tela cheia no seu tablet. Em seguida, coloque o tablet em uma superfície macia, firme e segura, que não coloque em risco a integridade do seu dispositivo.

Assim que encontrar o lugar seguro para essa brincadeira, apresente o vídeo ao seu gatinho. Se ele olhar a tela e ver uma baratinha correndo de um lado para o outro… Vai tentar caçar a todo custo!

Vale lembrar, ainda, que existem jogos que podem ser baixados para esse tipo de brincadeira. Diferente dos vídeos, esses jogos fazem com que o inseto seja “esmagado” quando o pet consegue tocar a tela.

9. Ideias de brincadeiras para gatos: Caçar sombras na parede

Como vimos até aqui, as ideias de brincadeiras para gatos carregam em seu DNA um ponto importante: estimular o instinto de caça dos nossos amigos peludos.

Sendo assim, tudo que pudermos fazer dentro dessa premissa pode ser uma boa ideia. No caso das sombras da parede, não é diferente.

Use uma lanterna para projetar a luz em uma parede branca e depois faça sombras divertidas com as mãos. Se o gato ver a sombra se mexendo na parede, pode tentar começar a caçá-la.

Assim, você vai movimentando a sombra para que o pet possa correr atrás dela. Lembre-se apenas de permitir que o pet “pegue” a sombra, às vezes, para que a brincadeira não se transforme em um momento de estresse para o bichinho.

10. Túneis interativos

Os túneis interativos podem ser muito estimulantes para os nossos amigos de quatro patas. E sabe o que mais? Eles não precisam ser feitos com materiais caríssimos! Basta você pegar algumas caixas, de diferentes tamanhos, nos supermercados da sua cidade.

Depois, conecte uma caixa na outra e monte um verdadeiro circuito.

Você pode fazer furinhos nas caixas, que irão instigar o pet a colocar a patinha para fora. Além disso, pode pendurar brinquedos, esconder petiscos e fazer outras ações nesse sentido ao longo do túnel.

Seu amiguinho ficará super feliz com essa diversão e ainda viverá um momento de muito estímulo físico e principalmente mental – coisa que ele precisa, e muito, para ter qualidade de vida.

11. Ideias de brincadeiras para gatos: Esconde-esconde

Quem nunca brincou de esconde-esconde com o próprio gato, não sabe o que está perdendo! Esse tipo de brincadeira pode render muita diversão para toda a família, que cria um momento de interação, exercício e atividade divertida.

Você pode estimular o pet correndo atrás dele e, depois correndo e se escondendo em alguma parte da casa. Quando ele aparecer, você pode “assustar” – sem passar dos limites, hein? – e estimular a continuidade da brincadeira.

Correr pela casa, se esconder nos lugares mais improváveis… Tudo isso pode tornar essa brincadeira ainda mais divertida e empolgante.

12. Piscina de bolinha

A piscina de bolinha também pode ser uma das ideias de brincadeiras para gatos que podemos colocar em prática. Monte uma pequena piscina e encha-a com diversas bolinhas diferentes.

Se quiser deixar tudo ainda mais empolgante para o seu amigo pet, considere despejar a ração ou alguns poucos petiscos no fundo da piscina.

Isso vai aguçar os sentidos do animal e fazer com que ele cace essa comidinha por entre as bolinhas, o que pode ser bem interessante e pode mantê-lo entretido por muito tempo. Experimente!

Esperamos que as nossas ideias de brincadeiras para gatos possam ter te inspirado de alguma forma. Depois nos conte, nos comentários, quais dessas atividades você vai colocar em prática hoje!

Por: ByABC