Início Popular Mês do Meio Ambiente em São Bernardo tem ciclo de palestras sobre...

Mês do Meio Ambiente em São Bernardo tem ciclo de palestras sobre riscos climáticos

Programação em alusão à data registra ainda campanha de coleta seletiva nas escolas, oficina, curso e trilha inclusiva no Parque Ecológico Imigrantes. Foto: Reprodução/PMSBC

Por: Assessoria de Imprensa/PMSBC

Em alusão ao Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, organizou calendário especial de atividades, com início a partir de segunda-feira (5/6), em evento que irá promover campanha de coleta seletiva nas escolas da rede municipal. A ação, no auditório do Cenforpe, contempla, além da campanha, distribuição de cartilha educativa, lançamento de jingle de incentivo à reciclagem na cidade e apresentação temática de teatro.

A programação em comemoração à data registra ainda, entre os principais eventos, ciclo de palestras sob a temática de riscos climáticos, em parceria com a OAB. A atividade ocorrerá terça-feira (6/6), à tarde, no Teatro Cacilda Becker, trazendo nomes de especialistas na área, como Patrícia Iglecias, professora e superintendente de meio ambiente da USP, Antonio Pinheiro Pedro, secretário executivo de mudanças climáticas de São Paulo, e Juliana Velasque Figueiredo, promotora de Justiça de Meio Ambiente de São Bernardo.

“Temos agido, desde o começo da gestão, para fortalecer medidas de proteção do meio ambiente e estímulo à educação ambiental. Mais de metade de São Bernardo está inserida em área de proteção ambiental. A pauta ambiental é transversal dentro no nosso governo. Esse conceito passa pelo objetivo de conscientizar a população para a preservação e recuperação do meio ambiente, que, juntas, visam a melhoria da qualidade de vida e saúde da sociedade”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A agenda do Meio Ambiente inclui também minicurso online sobre coleta seletiva e oficina prática sobre aproveitamento de resíduos de poda de árvore em peças artesanais. A iniciativa vai acontecer na manhã do dia 6 (terça-feira) no saguão do Teatro Cacilda Becker. No dia seguinte, haverá o resultado no concurso de fotografia sobre as belezas naturais de São Bernardo.

Entre 12 e 16 de junho, haverá imersão inclusiva na Mata Atlântica, com visitas monitoradas de PCDs (Pessoas com Deficiência) no Parque Ecológico Imigrantes (SP-160, Curututu). O parque é um espaço em meio à Mata Atlântica adequado, adaptado, com rampas projetadas, elevadores e bondinho para garantir a mobilidade e o conforto de todos os visitantes. A proposta visa promover a acessibilidade de pessoas com deficiência no parque.

Secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Célia Regina Damasceno afirmou que a celebração da data tem entre seus objetivos estimular conscientização e engajamento ambientais e climáticos, bem com produzir e multiplicar informação e conhecimento. “Neste pensar, preparamos, a muitas mãos, um mês do meio ambiente dirigido a pessoas e públicos variados. Contamos com todos e com cada um para espalhar sementes de conscientização e aumentar a onda verde/azul da ética e da sustentabilidade”.