O Reels do Instagram é um dos recursos mais populares da rede social. Lançada em 2020, a função surgiu a partir do extinto Cenas, ferramenta testada com exclusividade no Brasil e que permitia aos usuários gravar e editar vídeos curtos para os Stories do aplicativo. O sucesso do teste levou o Instagram a incrementar o recurso, que hoje compete diretamente com a rede social chinesa TikTok.

  • Seis mitos e verdades sobre o Instagram Reels

Com o Reels, é possível criar vídeos de até um minuto de duraçãoincluir efeitos e realizar montagens com outros vídeos. Quanto mais interessante e criativo for o conteúdo, melhor será a performance na rede social. O TechTudo preparou uma matéria para você entender o que é o Reels e, desta forma, explorar melhor a ferramenta. Confira, a seguir, as seis principais perguntas e respostas sobre o Reels do Instagram.

1. O que é Reels?

Instagram Reels, que em inglês significa “bobinas” ou “carretéis”, é uma função do aplicativo que permite criar e editar vídeos curtos de até um minuto. A ferramenta é uma evolução do Cenasrecurso que foi testado com exclusividade no Brasil a partir de novembro de 2019. O objetivo do Instagram era testar a receptividade da função entre o público brasileiro, uma vez que o Cenas foi projetado para fazer frente ao TikTok, na época em franca expansão.

Diante do sucesso do recurso no país, o Instagram decidiu expandir as funcionalidades e as possibilidades de compartilhamento do Reels, lançado oficialmente em junho de 2020. No início, os vídeos podiam ter no máximo 15 segundos, tempo que foi aumentado após alguns meses do lançamento. Hoje, os usuários podem postar Reels de 1 minuto no aplicativo, disponível em celulares Android iPhone (iOS). É possível editar trechos, inserir textos, adicionar áudios e efeitos ao clipe, que pode ser compartilhado nos Stories, no feed e também ser veiculado na aba “Explorar”.

2. Como fazer Reels criativos?

O Reels fornece uma série de ferramentas que, se bem exploradas, podem contribuir para a criação de vídeos criativos. O recurso Remix, por exemplo, pode ser usado para fazer duetos, imitar cenas e criar novas versões de vídeos já existentes na plataforma. Outra possibilidade é usar os filtros da galeria do Instagram para produzir diferentes efeitos visuais. Já a função Voice-over permite incluir áudios sobre os vídeos e viabiliza a inserção de narrações bem-humoradas.

Aliás, conteúdos que proporcionam entretenimento costumam fazer sucesso no Reels. Por isso, investir em vídeos divertidos pode ser uma boa aposta ao criar novos clipes. Para se inspirar, vale conferir o que está fazendo sucesso na aba “Explorar” e observar os desafios e modinhas que estão em ascensão no TikTok.

3. Qual é o melhor horário para postar Reels no Instagram?

Descobrir o melhor horário para postar Reels no Instagram é simples. Donos de contas comerciais têm acesso ao Instagram Insights, ferramenta que reúne métricas de desempenho da conta e oferece informações sobre o comportamento dos seguidores — incluindo o horário em que eles estão mais ativos no aplicativo. Sabendo disso, os produtores de conteúdo podem agendar a publicação do Reels para esses intervalos e, desta forma, obter melhores resultados com os vídeos curtos.

4. Como encontrar músicas para Reels?

Existem diversas maneiras de encontrar músicas para Reels. Uma dica é usar o site TokBoard (https://tokboard.com/), que mostra as faixas que estão em alta na rede social chinesa, de onde vem grande parte das trends. Também é possível descobrir quais são os áudios mais usados pelos usuários do aplicativo por meio de uma busca na página de hashtags do próprio Instagram. Outra maneira é escrever o termo “Reels” na barra de pesquisa do Spotify; o streaming tem playlists com faixas selecionadas especialmente para os challenges da rede social.

5. Os Reels são monetizados?

O Instagram ainda não fornece ferramentas próprias para monetização do Reels. Entretanto, para afastar os usuários das plataformas concorrentes, a plataforma desenvolveu um programa que remunera criadores de conteúdo conforme o desempenho dos seus vídeos. Dessa forma, o usuário pode receber até US$ 10 mil (cerca de R$ 51,3 mil, conforme a cotação atual do dólar) para publicar novos Reels no seu perfil do Instagram. A função está em fase de testes e ainda não pode ser acessada no Brasil.

Dentre as funções do Instagram aguardadas para 2022, um recurso despertou o interesse dos produtores de conteúdo: a possibilidade de produzir “conteúdos VIP”. Isso porque a rede social começou a testar um modelo de assinatura que possibilita cobrar por Stories exclusivos. Enquanto essas novidades não chegam, os criadores de conteúdo têm usado parcerias com marcas como estratégia de monetização no Instagram.

6. Como encontrar hashtags para Reels viralizar?

Inserir as hashtags certas no Reels é importante para expandir o alcance dos vídeos. Criadores de conteúdo que querem descobrir palavras-chave com potencial podem recorrer ao site Tags Finder (https://www.tagsfinder.com/pt-br/). Para usá-lo, basta acessar a página e digitar um termo. O serviço online irá apresentar uma lista com 30 hashtags relacionadas, que podem ser copiadas e coladas na legenda dos Reels.

Fonte: Tech Tudo