Início Cidades Operação Inverno em Diadema está mantida mesmo com ciclone

Operação Inverno em Diadema está mantida mesmo com ciclone

Abordagem ativa da população em situação de rua continua até outubro. Foto: Dino Santos/PMD

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) informou que, com a chegada do ciclone extratropical ao estado de SP, estão mantidas as ações da Operação Inverno, uma operação da conjunta da SASC com a Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e organizações assistenciais de acolhimento noturno à população em situação de rua. As ações de abordagens para ajudar no enfrentamento às ondas de frio que poderão chegar à cidade começaram em maio e vão se estender até outubro.

 

 

Poir: ByABC com assessoria PMD

 

 

“Desde maio, já foram abordadas e encaminhadas para abrigo 222 pessoas em situação de rua,“ observou Zuleica Maria da Silva, secretária-adjunta da SASC. “As duas organizações responsáveis pelo acolhimento noturno estão fazendo abordagens todas as noites, independentemente da temperatura. Com isso, o horário de entrada nos albergues, que era até às 19h, foi ampliado para até às 23h. E quem recusar o acolhimento poderá receber cobertores oferecidos pela Defesa Civil.”

 

 

Além disso, para dar conta das madrugadas frias, a SASC articulou com a Saúde e a Guarda Municipal a disponibilização de dois telefones para o caso de algum cidadão encontrar pessoa em situação de rua passando muito frio, desacordada ou ferida: 0800 770 5559, da GCM, e 4053 9300 ou 192, do SAMU. “O 192, devido às características da região, às vezes cai em outra cidade, por isso disponibilizamos também o número do SAMU local,” explicou a Secretaria de Saúde.

 

 

“Graças a este trabalho, não tivemos nenhuma morte por conta do frio nos últimos anos,” apontou a SASC.

 

 

Para abrigo noturno das pessoas em situação de rua são ofertadas hoje 60 vagas, em duas casas de acolhimento da cidade. O acesso aos albergues é feito das 18h às 19h e contam com banho quente e alimentação para todos aqueles que aceitarem acolhida. Com a instalação da Operação Inverno, os albergues estendem seus horários de fechamento de 19h para as 23h.

 

 

Durante o dia, a população pode recorrer ao Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 7h às 18h), que oferece café da manhã, almoço, banheiros com chuveiro, armários, lavanderia e doação de roupas, além de atendimento social, psicológico e até jurídico, se necessário. É o Centro POP que faz o encaminhamento aos abrigos conveniados e costuma atender até 100 pessoas por dia.

 

 

“Essa é uma população que é nossa, não é só da SASC, da Saúde ou da Guarda. É de toda a cidade,” resumiu a secretária-adjunta.

 

 

Endereços:

Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 7h às 18h): Av. Antônio Piranga, 1.088 – Centro

ONG MAI (acolhimento noturno, até 19h): Rua 9 de Julho, 50 – Canhema

Transitória Casa do Caminho (acolhimento noturno, até 19h): Rua Vicente Adamo Zara, 230 – Centro