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Os riscos de não adotar o SEO em sua estratégia

Bom, investir em SEO para se destacar na busca orgânica já não é novidade para quem tem uma empresa ou trabalha com marketing digital. Mesmo assim, não é incomum depararmos com empresas renomadas e com presença digital que ignoram o posicionamento nos buscadores. Porém, tal atitude cria riscos invisíveis para a marca, que certamente vai pagar a conta lá na frente.

Redução de autoridade

O algoritmo do buscador é revisado com frequência para assegurar que quem aparece na frente tenha a melhor resposta, isto é, a maior autoridade. Sem SEO não dá para ter autoridade. Vamos combinar: não importa se o seu concorrente é pior, uma vez que ele aparece na frente no Google, o usuário acreditará que ele é melhor. Consequentemente, acessa o site.

Poucas visitas em seu site

Sabemos que a otimização de sites tem como principal objetivo fazer com que seu site tenha destaque no Google. Afinal, sem isso, ele perde todo o potencial de visitas. Aí você já imagina quem ganha quando seu time não entra em campo: o adversário.

Dependência de tráfego pago

Sim, uma empresa pode e deve gerar visitas usando link patrocinado. Mas não é interessante ancorar toda a geração de visitas em tráfego pago. Primeiramente, porque cerca de 75% dos usuários ignoram completamente os anúncios, segundo a Search Engine Land. Além disso, você está pagando para aparecer, ao invés de se destacar por ter um site bom e os melhores conteúdos.

Sem falar das hipóteses que podem vir a ocorrer, como:

  • É necessário reduzir pela metade o investimento em busca em um determinado mês. Com isso, seu número de tráfegos e leads também cai pela metade.
  • Um concorrente joga o leilão de palavras-chave lá em cima. O custo da campanha aumentará consideravelmente.

Menos vendas

Por fim, para resumir os pontos citados acima, concluímos que quem não aparece na busca orgânica está deixando de vender.

Otimizar sites não é tão simples e nem traz resultados do dia para a noite, mas, é crucial iniciar um trabalho para dar visibilidade ao seu negócio na internet. O primeiro passo é se comprometer com o investimento, colocando decisores na mesa e realizando alinhamentos fundamentais:

  • Coco no longo prazo: deve-se pensar para mais de 12 meses de trabalho;
  • Maturidade digital: os envolvidos precisam estar cientes de onde estão pisando;
  • Verba: comumente, é necessário investir todo mês, então deve haver a separação de uma verba;
  • Expectativas: o que se espera alcançar com o trabalho de SEO e quais os desejos dos proprietários;
  • Indicadores: como medirá o sucesso do serviço.

Realizados os alinhamentos, é hora de colocar a mão na massa e de preferência ter ao lado uma consultoria SEO, especialista no assunto.