Início Lazer Parque Central de Santo André recebe feira de adoção neste domingo

Parque Central de Santo André recebe feira de adoção neste domingo

Iniciativa vai ocorrer na tenda azul, das 10h às 15h, e vai disponibilizar mais de 130 animais de todas as idades. Foto: Reprodução/PSA

Por: Assessoria de Imprensa/PSA

O Parque Central, em Santo André, vai receber neste domingo (30) mais uma edição da tradicional feira de adoção “Eu amo, Eu adoto”. O evento será realizado na tenda azul, das 10h às 15h, e vai reunir mais de 130 peludos entre cães e gatos resgatados por protetoras e animais que estão tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

“Mais uma feira de adoção e mais uma oportunidade para levar um companheiro para casa. As últimas edições do evento no Parque Central estão sendo muito legais, com grande presença de público e recordes no números de cães e gatos adotados. Isso mostra a confiança da população no trabalho responsável que vem sendo realizado pela nossa equipe da Gerência de Controle de Zoonoses”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Há cerca de um mês a vida da empresária Maria Angélica Urbano, de 49 anos, mudou quando decidiu aumentar a família e acolheu dois gatinhos da feira de adoção.

“No primeiro momento, quando chegamos na feira, a intenção era adotar um gatinho, mas quando descobrimos que eram irmãos e inseparáveis , meu coração não aguentou e decidi adotar os dois. Com toda certeza, foi a melhor coisa que eu fiz”, diz a moradora do bairro Metalúrgica. “Eles são muito dóceis, fazem bagunça e deixam a casa com vida. Estamos muito felizes em tê-los como parte da família”.

A vira-lata Meg, de 7 anos, infelizmente ainda não teve a sorte dos gatinhos adotados e, apesar de já ter participado de várias edições da feira, continua à procura de uma família para chamar de sua.

“Eu e a minha mãe participamos da feira há dois anos e já conseguimos doar mais de 50 animais. A Meg já participou de seis ou sete feiras de adoção, mas adulto é muito difícil de conseguir um lar. Ela tem 7 anos, é uma ótima companheira, com perfil muito tranquilo, adora um sofá e carinho. Já está castrada, vermifugada, vacinada e doida para encontrar uma família pra ela”, diz a agente de desenvolvimento infantil,  Ariane Santana Ferreira.

Apesar de a maioria dos adotantes procurar por filhotes, há muitas vantagens em adotar um animal adulto. Por mais que seja possível ter uma estimativa de qual será o porte de filhote, isso pode variar. Um animal adulto já atingiu o tamanho limite e formou a personalidade. Então, nada de surpresas no futuro, o que garante que a escolha do animal seja de acordo com o perfil do tutor e a socialização com outros animais e crianças seja mais fácil.

Sobre a feira – Lançada em 2017, a feira de adoção “Eu amo, eu adoto” já garantiu um novo lar para mais de 2,6 mil animais. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Os novos tutores deverão exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

A feira de adoção é realizada sempre no último domingo do mês, na tenda azul do Parque Central, das 10h às 15h. O endereço é Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.