Início Popular Passageiros do submarino morreram em ‘catastrófica implosão’, diz Guarda Costeira dos EUA

Passageiros do submarino morreram em ‘catastrófica implosão’, diz Guarda Costeira dos EUA

Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions. Foto: Divulgação

Por: Jornalismo ByABC com Folhapress

A Guarda Costeira dos EUA informou nesta quinta-feira (22) que os destroços encontrados no oceano Atlântico são do submarino Titan. O estado dos materiais é compatível com uma perda de pressão do veículo, o que provocou uma implosão e levou à morte os cinco passageiros que estavam a bordo.

“Foi uma catastrófica implosão”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira. Foram achadas cinco peças principais do submersível —a primeira delas foi a parte traseira do veículo, localizada por um robô.

Os ruídos detectados na noite da terça-feira (20) e nesta quarta (21), que deram esperança de encontrar sobreviventes, não parecem ter conexão com o caso, de acordo com análises da equipe de resgate.

O submersível perdeu contato com a superfície no domingo (18), 1h45 após o início do mergulho para ver os destroços do Titanic. Ainda é cedo para falar quando o acidente ocorreu, segundo o porta-voz, mas as equipes de resgate não detectaram implosões nas 72 horas em que estiveram no mar.

Mais cedo, a OceanGate Expeditions, responsável pelo submarino, havia divulgado nota na qual dizia acreditar que as cinco pessoas a bordo morreram. “Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo”, diz trecho do comunicado.

A empresa já havia sido alertada por especialistas independentes sobre possíveis falhas em seus modelos, mas rebatia as críticas alegando que estava inovando na área. “Depois de descobrirmos o que houve de fato, temos de tirar lições e levá-las adiante”, disse Söhnlein.