PlayStation VR2 é o nome da nova geração de óculos de realidade virtual da Sony para PlayStation 5 (PS5). A novidade foi revelada nesta última terça-feira (5), durante a CES 2022, junto com um spin-off de Horizon Zero Dawn chamado Horizon Call of the Mountain, pensado para tirar proveito das tecnologias do periférico. Entre os destaques do aparelho estão o suporte à resolução 4K HDR, rastreamento ocular e maior imersão com vibração no próprio headset. Ainda não há detalhes sobre preço ou data de lançamento no Brasil, no entanto.

De acordo com as primeiras informações, o PlayStation VR2 oferece um campo de visão de 110º em contrapartida aos 100º do seu antecessor, além de renderização acelerada e Áudio 3D. As suas telas são OLED com resolução 2000×2040 por olho, com taxas de atualização a 90/120Hz para proporcionar imagens mais fluidas.

Diferente do modelo anterior, o PlayStation VR2 promete uma instalação mais fácil, utilizando apenas um cabo USB Tipo-C para se conectar ao PS5. Além disso, o novo periférico dispensa o uso de câmeras externas, já que o próprio headset conta com câmeras integradas e sensores para detectar os movimentos do jogador e a direção para onde ele está olhando.

PlayStation VR2 Sense terá suporte ao feedback háptico e gatilhos adaptáveis — Foto: Divulgação/Sony

PlayStation VR2 Sense terá suporte ao feedback háptico e gatilhos adaptáveis — Foto: Divulgação/Sony

Com o novo recurso de rastreamento ocular, o próprio movimento dos olhos será capaz de aplicar comandos dentro do jogo de modo a criar uma maior sensação de imersão. O headset também conta com um motor próprio para provocar vibrações, de modo semelhante ao DualSense. A ideia, segundo a Sony, é que o jogador seja capaz de sentir o pulso acelerado do personagem em momentos de tensão, por exemplo.

Os controles do PlayStation VR2 também receberam detalhes, incluindo o nome oficial: PlayStation VR2 Sense. Assim como o controle do PS5, eles têm suporte ao feedback háptico e gatilhos adaptáveis para transmitir diferentes sensações dependendo dos acontecimentos do jogo. Os controles também têm uma porta USB Tipo-C e se comunicam com o console via Bluetooth 5.1. Ao fim da matéria, é possível encontrar as especificações

Desenvolvido pela Guerrilla e pela Firesprite, responsável por Playroom, Horizon Call of the Mountain é o primeiro jogo anunciado exclusivamente para PlayStation VR2. As empresas ainda não divulgaram muitos detalhes, mas os jogadores podem esperar uma grande fidelidade visual e uma experiência que tire proveito das novas tecnologias do hardware.

Horizon Call of the Mountain é primeiro jogo confirmado para PlayStation VR2 — Foto: Divulgação/PlayStation

Horizon Call of the Mountain é primeiro jogo confirmado para PlayStation VR2 — Foto: Divulgação/PlayStation

A história será contada sob a perspectiva de um personagem inédito, que ainda não foi revelado. Apesar disso, os jogadores também devem encontrar Aloy, protagonista de Horizon Zero Dawn e do vindouro Horizon: Forbidden West. Outros rostos familiares também devem aparecer ao longo da experiência. Um breve trailer que destaca os visuais e um pouco do mundo já conhecido pelos fãs foi divulgado e pode ser conferido a seguir:

Especificações técnicas do PlayStation VR2

Método de exibição OLED
Resolução 2000 x 2040 por olho
Taxa de atualização 90 Hz, 120 Hz
Separação de lentes Ajustável
Campo de visão Aprox. 110 graus
Sensores Sensor de movimento: sistema de detecção de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos); ​sensor de acessório: sensor IV de proximidade
Câmeras Quatro câmeras para headset e controle de rastreamento​; câmera IV para rastreamento ocular por olho
Resposta Vibração no headset
Comunicação com o PS5 USB Tipo C
Áudio Entrada: microfone embutido; saída: conector para headphone estéreo

 

FONTE: TechTudo