Início Break News Plebiscito para emancipação de Mauá completa 70 anos

Plebiscito para emancipação de Mauá completa 70 anos

Foto do acervo do Museu Barão de Mauá, mostra faixa instalada nas antigas porteiras da ferrovia.

Plebiscito para emancipação de Mauá completa 70 anos

O aniversário da cidade de Mauá comemora-se no dia 8 de dezembro. Pouca gente sabe é que para a fundação do município há outra data fundamental. Em 22 de novembro de 1953 foi realizado um plebiscito onde dos 670 votos realizados 658 foram a favor da emancipação do então distrito pertencente a Santo André.

O movimento pela emancipação foi liderado pelos membros da Sociedade Amigos do Distrito de Mauá. Esse desejo de libertação começou a surgir entre os moradores da pacata vila localizada em um entroncamento da estrada de ferro Santos Jundiaí, por volta dos anos 1930. Ganhou força no final da década de 40 e consolidou-se após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Praça 22 de Novembro – A Praça está ligada a esse processo não só pelo seu nome. O grupo de autonomistas liderados por Egmont Fink com o apoio de pessoas como Manoel Pedro Jr. e seu filho Inocêncio Pedro, Ariocy Rodrigues da Costa, Luiz Novi, Américo Perrella, José Figueiredo, Anselmo e Harry Walendy se reunia em casa localizada na então Praça Senador Fláquer. Neste mesmo local era impresso a Folha do Povo, jornal que dava voz ao movimento emancipacionista.

Todos estavam descontentes com a falta de atenção das autoridades de Santo André. Mauá gerava renda, principalmente com suas fábricas de porcelana, mas não tinha o retorno dos impostos. A vocação ativista dos trabalhadores canteiros (que atuavam nas pedreiras), oleiros e ceramistas deu força às reivindicações que culminaram pela independência política do município.

Durante a campanha do “Sim” contra o “Não”, os comícios chegaram a receber importantes figuras políticas do país, como Ulysses Guimarães. Em 22 de novembro, a votação ocorreu em quatro seções eleitorais localizadas no único grupo escolar da cidade, o Visconde de Mauá, onde hoje é a Praça da Paineira.

Por: ByABC