Início Economia Polo Cosmético e SEDET projetam ações para 2024

Polo Cosmético e SEDET projetam ações para 2024

Polo Cosmético e SEDET projetam ações para 2024

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), em parceria com o CIESP Diadema, recebeu um grupo de indústrias do Polo Cosmético para conhecerem os serviços disponíveis às empresas da cidade. No encontro, que também foi um bate-papo entre as empresas e a SEDET, foram levantados desafios e oportunidades, foi feita uma prestação de contas de atividades do Polo neste último ano as indústrias foram consultadas sobre futuras feiras a serem priorizadas pela Prefeitura em 2024.

“Estamos fazendo o possível para que Diadema tenha um ambiente favorável aos negócios,” explicou o secretário da SEDET, Marcelo Strama, ao abrir o evento ao lado de Lúcia Bueno, diretora do Polo Cosmético. “E três pilares são fundamentais para isso: Acesso ao Crédito, Ambiente Jurídico Seguro e Diminuição do Tempo de Abertura e Licenciamento de Empresas.” Como exemplos, Strama citou os empréstimos do Banco do Povo, via Prefeitura, e as leis municipais de incentivos fiscais, que já devolveu mais de 100 milhões de reais de impostos aos cofres das empresas. “Além disso, o prefeito Filippi apresentará muito em breve um pacote de simplificação no município, que facilitará muito a vida das indústrias.”

“Isso tudo nasce aqui, de conversas diretas com os empresários, por isso que é muito importante a gente ouvir,” resumiu o secretário.

Strama também convidou a todos para conhecerem a nova sede da SEDET, que abrigará ainda o Simplifica Diadema e a Sala do Empreendedor, com diversos serviços essenciais para a abertura e o licenciamento de uma empresa reunidos num só lugar, uma parceria com diversos serviços de outras secretarias, como alvará, vigilância sanitária, licenciamento ambiental etc.

Em seguida, o gerente regional do CIESP, Dario Sanchez, fez uma apresentação sobre a entidade, reforçando os anos de parceria com a Prefeitura. “Diadema foi urbanizada em uma parceria entre indústrias e Prefeitura, que financiaram o asfalto de grande parte da cidade. Isso nos anos 90, quando o prefeito Filippi ainda era Secretário de Obras,” lembrou o representante. “O CIESP é um provedor de soluções e serviços para a indústria e, em parceria com a Prefeitura, estamos expandindo o acesso a esses serviços também às empresas do Polo Cosmético.” O Polo, aliás, tem o CIESP Diadema como entidade gestora.

O secretário-adjunto Paulo Barbosa fez então uma apresentação da Secretaria e do Polo Cosmético, listando as atividades dos últimos meses e dando conta dos resultados obtidos, principalmente com a participação das empresas em duas grandes feiras do setor de Cosméticos – participação esta estimulada e patrocinada pela Prefeitura. “Diadema foi a única cidade que participou dessas feiras enquanto município, apresentando-se como Polo e apresentando as indústrias parceiras,” concluiu. “Foi uma visibilidade única.”

Representantes de empresas que participaram dessas feitas também elogiaram a iniciativa da SEDET. “Foi muito produtivo pra nós. O estande da cidade, além de muita visibilidade, trouxe também respeito às indústrias de Diadema,” comentou Valdir Figueiredo, da BEG Indústria de Cosméticos.

A partir daí todos tiveram a oportunidade de se manifestar, não só sobre as feiras mas sobre todo o ambiente de negócios da cidade. A Beauty Fair, que não contou com estande da Prefeitura este ano, despontou como uma possibilidade em 2024, assim como a FCE Cosmetique. Oportunidades de participação de feiras internacionais também foram sugeridas. “Essa ideia do estande municipal é uma ideia muito inovadora,” afirmou Priscila Nakahara, da Yuzi Cosmetics.

No final, o encontro foi considerado muito positivo e mais um passo na aproximação entre as empresas, o CIESP e o Poder Público. “Vamos repetir esses encontros e trazer também as produtoras de conhecimento, Unifesp, Fatec, Senai, Senac, Sebrae para unir pesquisa e desenvolvimento ao dia a dia das indústrias e já solucionar aqui mesmo os desafios que vocês apresentam”, incentivou o Secretário. “Isso vai fazer com que vocês cresçam, gerem mais empregos para a população e mais riqueza para o município, ou seja, todas as nossas iniciativas são nesse sentido.”

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho atende empresários e empreendedores em seu novo endereço, à Av. Antônio Piranga, 1106, no Centro. O telefone de contato é o (11) 4056-3950.