Início Popular Prefeitura de Diadema conclui asfaltamento de acesso à Vila Joaninha

Prefeitura de Diadema conclui asfaltamento de acesso à Vila Joaninha

Asfaltamento novo na Avenida Nicola Imparato. Foto: Mauro PedrosoAssessoria de Imprensa/Prefeitura de Diadema

Por Raphael Rocha/Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Diadema

A Prefeitura de Diadema concluiu o asfaltamento novo na Avenida Nicola Imparato, principal via de acesso à Vila Joaninha. A obra é a etapa inicial de um plano profundo de melhorias no bairro, que vai incluir a instalação de uma creche, regularização fundiária, abertura de um polo do Adolescente Aprendiz, ações culturais e melhorias na mobilidade do local.

Asfaltar a Avenida Nicola Imparato era uma demanda antiga da população do bairro. Até as intervenções deste ano, a rua era de terra batida, com cascalhos. Quando chovia, o acesso era dificultado.

Em janeiro, o prefeito José de Filippi Júnior se comprometeu com lideranças da Vila Joaninha que iria revitalizar por completo o bairro, começando pelo asfalto na avenida. Guias e sarjetas foram instaladas para melhora do escoamento da água, em um projeto que conversa com a canalização do Córrego Olaria, que margeia o bairro. As obras terminaram neste mês.

“A melhora do acesso à Vila Joaninha, por meio do asfalto novo, permitirá que todo pacote que o governo Filippi tem projetado para o bairro possa chegar aos moradores. Nos últimos oito anos, muitas promessas foram feitas para quem mora na Vila Joaninha. Agora estamos trazendo a realidade para eles”, disse o secretário de Obras, Luiz Carlos Theophilo, que está à frente da pasta que conduziu essa etapa do processo de revitalização completa da Vila Joaninha.

O bairro começou a ser constituído há quase 40 anos, na região do Eldorado, zona sul de Diadema. Conhecido durante décadas por Sítio Joaninha, o espaço cresceu e se consolidou como bairro, com demandas da população local.

Por isso, o governo Filippi desenhou um pacote de intervenções para a Vila Joaninha. Haverá uma creche para atendimento de 100 estudantes, um polo de educação do Adolescente Aprendiz, avanço da regularização fundiária e construção de 300 unidades habitacionais.

O plano de ações também prevê a implantação do projeto Cultura na Rua, com atividades a cargo de arte-educadores, a melhora no itinerário dos ônibus e a troca das luminárias queimadas para aumentar a segurança, além da construção de um equipamento multiuso para abrigar atividades esportivas, culturais e de integração da comunidade.