Início Popular Prefeitura de Mauá promove a Feira Tereza de Benguela

Prefeitura de Mauá promove a Feira Tereza de Benguela

Atividade ocorre nesta terça-feira (25/07), a partir das 10h, na Praça da Paineira. Arte: Divulgação

A Praça da Paineira, no Centro de Mauá, receberá nesta terça-feira (25/07), uma atividade em alusão ao Dia da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha, além de femenagear Tereza de Benguela.

 

Por: ByABC com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá

 

A partir das 10h, equipes da Prefeitura, movimentos sociais e entidades da sociedade civil estarão no local com apresentações artísticas, culturais e levando serviços. A Praça da Paineira fica na Avenida Barão de Mauá, s/nº, esquina com a Rua Prefeito Enio Brancalion.

 

O evento contará ainda com feira de artesanato, exposição e comercialização de produtos alimentícios da economia solidária, além de informações e cadastramento para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para vagas de empregos por meio do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) Móvel.

 

Serão promovidas ainda atividade física com música latina e instruções especializadas para a saúde da população negra. A equipe da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, responsável pelo evento, estará no local oferecendo orientação com o objetivo de prevenir e combater a violência e a discriminação de gênero, social e racial.

 

 

Dia 25 de julho tem dupla representatividade. Primeiro por ter sido a data homologada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que se refere ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não somente nas Américas, mas em todo o planeta.

 

 

Já, em nível nacional, pela Lei 12.987/2014, ficou estabelecido que em 25 de julho, seria estabelecido o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira. Tereza viveu entre 1700 e 1770, e foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. Por 20 anos liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.