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Primeiro GWM 100% elétrico no País, ORA GT será lançado nesta quinta-feira

Modelo GT conta com rodas aro 18 e teto solar. Foto: Divulgação/GWM

A GWM prepara uma boa novidade para o mercado brasileiro. O Ora GT, primeiro carro 100% elétrico da marca vendido no Brasil, será lançado nesta quinta-feira, 20, no início da tarde, durante o Festival Interlagos, na zona sul de São Paulo.

 

Por: ByABc com AE Conteúdo

O hatch deve disputar compradores com o recém-lançado BYD Dolphin, por exemplo. A expectativa é que as primeiras unidades sejam entregues entre setembro e outubro.

A apresentação foi confirmada pelo CCO da GWM no Brasil, Oswaldo Ramos, em entrevista ao podcast do site Motor1 Brasil. Com isso, o grupo chinês lança sua submarca Ora no País. Na China, o ORA GT é batizado de Funky Cat.

A marca ficou conhecida por se “inspirar” em modelos famosos, como o Volkswagen Fusca. No País, os planos são ambiciosos e preveem disputar clientes de veículos eletrificados como os da Mini.

Para isso, o ORA GT tem, segundo a chinesa, baterias que garantem maior autonomia que os 161 km prometidos pela marca inglesa, conforme a metodologia adotada pelo Inmetro. Além disso, o chinês deverá ter preço bem menor que os R$ 258 mil da tabela da Mini.

O preço do ORA GT deve ficar próximo ao do Dolphin, uma vez que o estreante é mais potente e tem mais equipamentos que o BYD. Portanto, a expectativa é que a tabela seja de cerca de R$ 170 mil.

Além disso, o GT é maior que o Dolphin – as dimensões são parecidas com as de um Volkswagen Golf. São 4,23 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,65 metros de distância entre os eixos.

Para comparação, o entre-eixos do Dolphin é de 2,70 metros. Porém, o porta-malas tem 228 litros de capacidade. Ou seja: apenas 28 l a mais que o do Fiat Mobi e 62 l a menos que o do Renault Kwid.

Na China, o ORA GT tem motores com potências equivalentes a 145 cv ou 173 cv, e baterias de 45,4 kWh ou 59,3 kWh. Com o pacote menor, a autonomia é de 310 km e com o maior, é de 400 km, no ciclo global WLTP.

RECARGA

Independentemente da versão, a velocidade máxima é de 160 km/h. A recarga pode ser feita em tomadas de 220V, Wallbox de 7kW e carregadores de 150 kW. Nestes, em 40 minutos dá para repor 80% da carga. Todas as informações são da marca chinesa.

A cabine do modelo tem visual que une minimalismo e estilo. Há ainda duas telas de 10,25 polegadas – uma faz as vezes de quadro de instrumentos e a outra é do sistema multimídia. Além disso, há teto solar, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras de 360°, frenagem automática de emergência e detector de ponto cego.

Mais novidades serão mostradas em Interlagos, na quinta. É o caso da Chevrolet Montana RS e do GR Corolla, hatch esportivo da Toyota que vem ao País pela primeira vez.