Principais diferenças atuais sobre mármores e granitos

Os mármores e granitos são espécies de rochas que, geralmente, são utilizados em instalações externas e internas, em casas e estabelecimentos comerciais. Para matar a curiosidade de muitos, são itens feitos de vários minerais e quartzo. O mármore, em específico, é uma rocha metamórfica originada do calcário. 

Por mais que não pareça, existem várias diferenças entre os mármores e granitos, principalmente nos dias atuais com tantas atualizações e tecnologias dentro de uma marmoraria. 

O mármore é mais utilizado em pias e mesas, dentre pisos e outras instalações modernas, o granito é mais utilizado na construção civil por ser extremamente resistente. 

Quer saber mais sobre as diferenças dessas rochas que são utilizadas para várias instalações? Acompanhe o artigo a seguir saiba mais:

O que é mármore?

O mármore se trata de uma rocha metamórfica. Ou seja, a sua rocha original passou por uma transformação para virar o que vemos em vários tipos de instalações. A pedra de mármore é feita a partir da exposição de calcário a altas temperaturas, com uma pressão de baixa a moderada. 

Por isso que, na maioria das vezes, moradores que buscam por mármores preço originais e de qualidade, em regiões com alta incidência de calcário, onde, provavelmente, ocorreu determinada atividade vulcânica. O mármore é conhecido e apreciado desde os tempos antigos para a construção de edifícios, esculturas e templos religiosos. 

O que é granito?

O granito é um tipo de rocha magmática, ou seja, surge a partir do resfriamento do magma derretido. A sua composição mineralógica pode variar um pouco, por isso que, um fornecedor de granito, muitas vezes pode vender esse tipo de rocha com algumas oscilações de valores. 

O granito em comparação ao mármore é mais fácil de ser encontrado por conter menos minerais magnesianos e possuem uma formação com 95% de quartzo e feldspato. 

Diferença entre as rochas metamórficas para as rochas magmáticas

Falando das diferenças entre mármores e granitos, a principal delas é que o mármore é uma rocha metamórfica, que é quando um material é exposto a altas temperaturas e acaba tendo uma modificação, como o calcário em mármore. 

Já o granito é feito pelo resfriamento do magma, já tendo uma grande distinção entre o mármore. Nesse sentido, podem ser feitas quando expostas às erupções vulcânicas e depois ocorre naturalmente o resfriamento abaixo da superfície. 

Dessa forma, uma marmoraria em Guarulhos pode te tirar essa e outras dúvidas, porém, essa é a principal diferença entre essas rochas tão famosas na construção civil e arquitetura.