Início Economia Empregos Profissionais da Educação de Santo André recebem capacitação de primeiros socorros

Profissionais da Educação de Santo André recebem capacitação de primeiros socorros

Noções básicas foram ministradas por profissionais da Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros, envolvendo ações teóricas e práticas. Foto: Helber Aggio/PSA

Por Caroline Terzi/Assessoria de Imprensa PSA

A Secretaria de Educação de Santo André reuniu, nesta segunda-feira (17), cerca de 400 profissionais da rede municipal de ensino para compartilhar noções básicas de primeiros socorros de maneira teórica e prática. A iniciativa, realizada por meio do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e da Escola de Governo, visa proporcionar aos profissionais maior segurança para enfrentar o delicado momento de prestar o primeiro atendimento em casos de necessidade.

A medida tem como objetivo atender os requisitos da Lei Lucas (Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

“A Lei Lucas é um importante instrumento de proteção à vida e à segurança das crianças, garantindo que medidas simples possam evitar acidentes fatais. Essa formação oferecida hoje aos nossos profissionais é fundamental e com certeza fará a diferença no dia a dia”, destacou o secretário de Educação, Almir Cicote.

A formação, que visa capacitar os participantes nos termos da lei, foi ministrada pro profissionais da Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros, envolvendo ações teóricas e práticas para que os profissionais adquiram segurança para enfrentar o delicado momento de prestar o primeiro socorro.

A professora Tania Martinez, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, aprovou a capacitação. “Todas as informações compartilhadas foram muito importantes. Conhecemos na prática as principais manobras que podem ser realizadas até a chegada do resgate”, pontuou.

Capacitação de profissionais dos Cesas – No mês de março, a formação de primeiros socorros foi realizada com os profissionais que atuam nos Centros Educacionais de Santo André (Cesas). Na ocasião, cerca de 60 pessoas, entre arte educadores, monitores, auxiliares administrativos e monitoras de apoio pedagógico, participaram da iniciativa no Cesa Vila Palmares com reflexões sobre a teoria dos primeiros socorros, além de executarem também manobras e ações práticas.