Início Estilo de Vida Educação Programa Recicla Diadema vai instalar “bag” de coleta seletiva em escolas

Programa Recicla Diadema vai instalar “bag” de coleta seletiva em escolas

Ponto de Entrega Voluntária: escolas da cidade vão ganhar “BAGs” para coleta seletiva. Foto: Divulgação/DLU

Em prol do meio ambiente e da geração de trabalho e renda, a Prefeitura, por meio do novo Programa Recicla Diadema, vai instalar 80 bags em escolas da cidade. Com a iniciativa conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Educação, cada unidade escolar municipal passa a ser mais um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) no qual as pessoas podem descartar materiais recicláveis.

Além das 60 escolas municipais, os bags também estão sendo instalados em algumas unidades privadas e estaduais da cidade.

Antes disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos já havia disponibilizado à população mais 80 PEVs em locais como prédios/espaços públicos como parques, centros culturais e outros. Os recursos para o referido investimento são provenientes de contrapartida ambiental da obra de construção do Atacadão Serraria.

O Programa Recicla Diadema cumpre uma função socioambiental e todo o volume de materiais coletados é entregue para quatro Cooperativas de Catadoras/Catadores e geram trabalho e renda para 45 cooperados.

De acordo com a Secretaria de Educação de Diadema, a pasta quer colaborar sempre com as ações da Prefeitura em defesa do meio ambiente buscando tornar a cidade cada vez mais humana e sustentável.

“Nosso papel como educadores também deve ser ambiental, sensibilizando e promovendo a consciência da comunidade escolar para o zelo e cuidado com a ‘casa comum’ que é o nosso planeta”, destacou a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches.

Programa Municipal Recicla Diadema

Lançado em 2022, o Programa Recicla Diadema faz a coleta porta a porta de materiais recicláveis. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos também conta com o apoio da pasta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, junto às Cooperativas parceiras.

Conforme orientação do Programa, devem ser separados resíduos como papel (papelão, jornal, revista, embalagem longa vida etc), vidro (garrafas pote, copo e jarra, mesmo quebrados, e outros), plástico (embalagens, cano, pote, balde, bacia, sacola etc), metal (lata, embalagens de aerossol, fio, panela, tampa etc), óleo usado de cozinha/fritura (colocar em garrafa PET, bem fechada) e eletrônicos (celular, computador, televisor, eletrodomésticos etc).

O Recicla Diadema está crescendo e já coleta 26 toneladas/mês. A meta da Prefeitura é aumentar esse volume e, para isso, está intensificando ações de educação ambiental.

“Importante observar que reciclar é um grande ato de amor à natureza e proteção ao meio ambiente. Antes da implantação da coleta de casa em casa, esse volume de 26 toneladas de recicláveis era destinado para o aterro sanitário. Mas agora, felizmente gera trabalho e renda para quase 50 cooperados que atuam nas quatro Cooperativas parceiras da Prefeitura”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, Wagner Feitoza, o Vaguinho.

Mais informações do Programa Recicla Diadema nas redes da Prefeitura.