Início Break News Reclamações contra planos de saúde disparam e chegam a quase 900 por...

Reclamações contra planos de saúde disparam e chegam a quase 900 por dia

Foto: Divulgacao

A busca por soluções para problemas com planos de saúde tem levado um número cada vez maior de pessoas a registrar queixas nas redes sociais, na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e até mesmo no Judiciário. Os números impressionam: entre janeiro e julho deste ano, a ANS registrou 185.426 reclamações, em comparação com 67.690 no mesmo período em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Isso representa quase 900 reclamações diárias.

Um dos tipos de reclamação que mais aumentou está relacionado ao prazo máximo de atendimento, quando as operadoras ultrapassam os prazos estabelecidos pela ANS para consultas e tratamentos. Nesse quesito, os registros passaram de 4.666 em 2019 para 29.035 neste ano, um impressionante aumento de 522%.

A crise no setor de planos de saúde também está afetando hospitais, que alegam atrasos de pagamento que totalizam pelo menos R$ 2,3 bilhões.

A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) enfatiza a importância dos planos de saúde no Brasil e destaca os esforços das operadoras para atender às necessidades dos beneficiários em meio a desafios operacionais. A associação também aponta que o setor enfrenta impactos significativos decorrentes de diversas fraudes, incluindo empréstimos e falsificação de carteirinhas, uso indevido para procedimentos estéticos, reembolsos duplicados de consultas e materiais superfaturados.

Por: ByABC