Início Cidades Seminário debate relação entre unidades de conservação, saúde única e emergências climáticas...

Seminário debate relação entre unidades de conservação, saúde única e emergências climáticas em Santo André

Evento ocorre no dia 29/6, finalizando a agenda do Junho Verde de Santo André. Foto: Divulgação

Por: Assessoria de Imprensa/PSA

Para compartilhar saberes e estimular a reflexão sobre a relação e a importância das unidades de conservação e a saúde única em um cenário de mudanças climáticas, a Prefeitura de Santo André promove um seminário sobre o tema no próximo dia 29/6 (quinta-feira). O encontro integra a agenda de atividades do Junho Verde e dialoga diretamente com o programa Santo André 500 Anos, desenvolvimento pela administração.

O credenciamento e o coffee break começam às 8h e, na sequência da abertura, começam as apresentações. Serão duas mesas temáticas, sendo uma no período da manhã – das 9h30 às 12h30, com o tema “Emergência climática e sua relação com as áreas protegidas e a saúde única”; e a segunda, das 14h às 17h, com o tema “Unidades de conservação: proteção, monitoramento da biodiversidade e riscos em saúde”.

No primeiro bloco os convidados são Leandro Giatti, coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da USP; Leandro Wada Simone, gerente de unidades de conservação na Prefeitura Municipal de Santo André; Rodrigo Romão, gerente de controle ambiental no Departamento de Gestão Ambiental do Semasa e vice-presidente do Cesco (Centro de Estudos de Saúde Coletiva) da Faculdade de Medicina do ABC; e Daniel Vicente Batista, encarregado de licenciamento ambiental do Semasa. A mediação será conduzida pela diretora de gestão ambiental da autarquia e professora da Faculdade de Medicina ABC, Eriane Justo Luiz Savóia.

Após o almoço, as apresentações ficam por conta de Gabriel Zorello Laporta, pesquisador na Faculdade de Medicina do ABC; Edson Montilha, gerente das Unidades de Conservação da Fundação Florestal e coordenador do Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Fundação Florestal; Daniela Debone, doutora em mudanças climáticas e pesquisadora no Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental da UNIFESP. Já a mediação ficará a cargo de Rogério Alvarenga, que atua na Prefeitura de São Caetano do Sul como engenheiro florestal na Divisão de Desenvolvimento Ambiental do SAESA.

O evento é organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Planejamento Estratégico e Licenciamento e ocorrerá das 9h às 17h, no auditório da Faculdade de Medicina ABC, que também apoia a atividade. As inscrições gratuitas estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/educambiental até 27/6 e os participantes receberão certificado.