Início Break News UBSs recebem mais de 12 mil pessoas no Dia D de Multivacinação

UBSs recebem mais de 12 mil pessoas no Dia D de Multivacinação

Foto: Silas Aguiar/PMD

UBSs recebem mais de 12 mil pessoas no Dia D de Multivacinação e Saúde da Mulher

Mais de 12.651 pessoas foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema para ações de vacinação e saúde da mulher. Dessas, 4.548 para avaliarem a carteirinha de vacinação e atualizarem as doses em atraso, durante o Dia D de Mobilização para a Campanha de Multivacinação nas 20 UBSs da cidade e no posto do Shopping Praça da Moça. As informações são da prévia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A sistematização total dos dados será feita ao longo da próxima semana.

Nove UBS (Canhema, Centro, Eldorado, Inamar, Maria Tereza, Nova Conquista, Paineiras, Paulina e Reid) contaram com o reforço de voluntários do Rotary Club, entidade que presta serviços humanitários, na divulgação e mobilização do Dia D com personagens infantis e decoração especial.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, o secretário de saúde, José Antônio da Silva, e o mascote Zé Gotinha percorreram a cidade para acompanhar as atividades nos postos de vacinação. “Hoje foi um dia para reforçar a importância de proteger as crianças e os jovens. Além disso, durante a semana, nossas equipes estão preparadas para acolher a população, orientar e atualizar as doses. Vacina é vida”, lembrou o secretário.

Erika Ferreira Rodrigues atendeu a convocação do Dia D e foi à UBS Reid para se vacinar contra covid-19 e influenza e atualizar a caderneta de vacinação dos filhos Ingrid, de três anos, e Alisson, de 14 anos. “Veio a família toda. É muito importante manter a vacina em dia. E no sábado é muito bom porque ajuda quem trabalha e não consegue ir à UBS durante a semana”, completou.

A campanha segue até 31 de outubro nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.Voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, ou seja, 14 anos, 11 meses e 29 dias, a ação tem o objetivo de reverter a tendência de queda das coberturas vacinais nos últimos anos e, assim, reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis.

As vacinas disponibilizadas são BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb.

“Quero parabenizar a equipe de saúde. São quase 4 mil servidores e servidoras empenhados na qualidade da saúde da população de Diadema. Esse sábado foi um dia extraordinário. Além da vacinação, tiveram outras ações como o Projeto Lentes do Saber, Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Formação em Planejamento Participativo e as ações do Outubro Rosa. Tudo isso mostra uma cidade dinâmica e que incentiva a participação dos moradores”, ressaltou o prefeito Filippi.

Saúde da Mulher
As unidades também aproveitaram a abertura no final de semana para ofertar ações de cuidado à saúde da mulher, com orientações e coleta de papanicolau, e ações para 6.720 beneficiários do Programa Bolsa Família.

Luzeni de Oliveira Santos, moradora do Parque Reid, foi até a UBS que leva o mesmo nome do bairro para realizar coleta de papanicolau e pesagem do Programa Bolsa Família. “Aproveitei e fiz tudo em um dia só, foi maravihoso. Neste mês, que fala da saúde da mulher e prevenção do câncer, é muito interessante ter ações como essa. Nós mulheres temos que nos cuidar para viver mais”, afirmou.

A mamografia de rotina é solicitada pela Unidade Básica de Saúde de referência ou equipe de mastologia do serviço especializado. Atualmente, para casos prioritários, o agendamento do exame é realizado em menos de um mês. Já para pacientes de rastreio, o agendamento é de, no máximo, três meses. Não há fila de espera para especialidade de mastologia no Quarteirão da Saúde.

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa no site da prefeitura (www.diadema.sp.gov.br) ou na UBS de referência.

Por: ByABC com assessoria