Início Break News Unipar leva serviço básico de saneamento à comunidade de Ribeirão Pires

Unipar leva serviço básico de saneamento à comunidade de Ribeirão Pires

Foto: Divulgacao

A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, por meio do Instituto Unipar, iniciou o acesso ao tratamento de esgoto para 30 famílias moradoras do Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires (SP). Em 2023, foram aportados R$15 milhões para projetos de Investimento Social, sendo essa uma das iniciativas contempladas. O projeto piloto foi inaugurado dia 12 deste mês, atendendo a comunidade em pleno funcionamento.

O projeto consiste na instalação de um sistema de tratamento descentralizado no bairro, sendo um modelo alternativo de saneamento para a área, de baixo custo em relação ao tradicional e de fácil implementação. “Temos como objetivo ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável e, projetos como este, reforçam nossa atuação neste sentido. Mobilizamos nosso ecossistema para potencializar cada ação promovida e este é o primeiro resultado de muitos que ainda virão no tema saneamento”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

“Nosso intuito com o projeto piloto no Jardim Planteucal é mostrar que esse modelo pode ser replicado em outras comunidades e beneficiar mais famílias pelo Brasil. Nossa proposta é disruptiva e relevante, podendo ser adotada por grandes companhias de saneamento básico e municípios para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, completa Russomanno.

Até então, o esgoto na região era despejado sem tratamento e diretamente no córrego que passa pela comunidade. Com a implantação do novo sistema de saneamento, os resíduos serão tratados e se tornarão menos poluentes, chegando a 90% de pureza, dentro dos mais altos níveis e melhores práticas em projetos de saneamento. O tratamento contribuirá com o processo de revitalização e despoluição do córrego, trazendo mais qualidade de vida para a comunidade e diminuindo o impacto ambiental. Vale ressaltar que a comunidade do Jardim Planteucal está instalada em uma área de mananciais e que, tratando os resíduos dessa área, o projeto piloto está contribuindo para a melhoria da qualidade da água da Represa Bilings, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Por: ByABC com assessoria