Início Break News Universidades oferecem graduação gratuita a distância

Universidades oferecem graduação gratuita a distância

Foto: Divulgacao

Para participar dos cursos das universidades desta lista, não há vestibular. Portanto, basta realizar o cadastro na plataforma e assistir aos vídeos. As formações abordam diversas áreas do conhecimento, como Humanidades, Biológicas, Exatas, Saúde e Tecnologia.

São muitas as possibilidades para estudar online e sem custo. Logo, você tem a chance de obter um certificado emitido por uma grande universidade, sem necessariamente ser aluno da graduação ou da pós-graduação.

Lista de universidades brasileiras que oferecem cursos EAD grátis

1. UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia oferece cursos livres que geram certificados de conclusão aos participantes. Entre os títulos disponíveis na plataforma, vale destacar:

  • Leitura e Produção de Textos Acadêmicos;
  • Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos;
  • InDesign para Iniciantes;
  • Didática no Ensino Superior;
  • Curso Flavonoides em Alimentos.

2. UFF

Se você quer encontrar conteúdos de qualidade na área de saúde, a UFF (Universidade Federal Fluminense) atende essa expectativa. A instituição conta com mais de 400 videoaulas totalmente gratuitas. O portal foi idealizado por alunos do Curso de Medicina.

3 – UFRGS

A UFRGS é uma das universidades brasileiras que oferecem cursos EAD grátis. O LÚMINA funciona como um repositório de cursos abertos, com mais de 50 títulos que geram certificados e abrem portas no mercado.

Os conteúdos estão classificados nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Tecnológicas, Ciências da Saúde e Biológicas e Linguística, Letras e Artes

4. UFSCAR

Entre as universidades federais EAD que possuem a própria plataforma de cursos abertos, vale destacar a UFSCar.

O portal de cursos da Universidade Federal de São Carlos, também conhecido como PoCA, funciona como um projeto de extensão. Dessa forma, no ambiente virtual, é possível encontrar cursos sobre docência em EAD, ética, sustentabilidade, gestão, educação, saúde, matemática, entre outras áreas.

5. USP

Com uma “marca” reconhecida mundialmente, a Universidade de São Paulo e seus docentes são recorrentemente premiados.

Mas não é só quem passa no vestibular que tem a oportunidade de acessar conteúdos e aulas de qualidade. Você, de dentro de casa, também pode ter acesso a cursos EAD gratuitos da USP através da plataforma e-Aulas.

Além do e-Aulas, a USP também usa o Coursera para publicar cursos gratuitos a abertos à população.

6. UNESP

A Universidade Estadual de São Paulo, por meio do programa Unesp Aberta, oferece conteúdos livres e gratuitos para a comunidade em geral. Não são propriamente cursos, mas contribuem com a democratização do conhecimento.

O ambiente de aprendizagem online permite aprofundar os conhecimentos sobre diversos assuntos, mas não gera certificação e não conta com tutores.

7. Unicamp

E é claro que, se estamos falando sobre as universidades brasileiras com cursos EAD gratuitos, não temos como deixar de citar aqui a Unicamp. A Universidade Estadual de Campinas tem alguns títulos publicados na plataforma Coursera.

8. UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é responsável pela plataforma Eskada, um ambiente virtual com 28 cursos. Entre os títulos mais populares do catálogo, vale destacar “Neuropedagogia”, “Dificuldades de aprendizagem” e “Desenho didático para ensino online”.

9. ITA

Assim como a Unicamp, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) usa a plataforma Coursera para oferecer cursos gratuitos online.

Portanto, são 10 títulos da área de tecnologia da informação, que podem ser acessados por qualquer pessoa. Aprenda sobre controle de sistemas, desenvolvimento ágil com Java Avançado, orientação a objetos com Java, entre outros temas

10. IFRS

Cursos gratuitos em universidade federal não correspondem a única opção. Logo, a comunidade pode contar com a oferta de cursos abertos dos institutos federais de tecnologia.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, através do ambiente virtual Moodle, oferece 95 cursos gratuitos que contemplam diferentes áreas do conhecimento, como Ciências Exatas, Educação, Produção Alimentícia, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, entre outras.

11. FGV

Os cursos EAD em universidades federais não representam a única opção, afinal, as instituições particulares de ensino também realizam esse tipo de iniciativa, como é o caso da FGV Online.

Não são apenas as universidades públicas que promovem cursos online grátis. Algumas instituições privadas também adotam projetos MOOC, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas.

São mais de 100 opções disponíveis e que geram certificado de conclusão, desde que o participante conquiste nota 7,0 no pós-teste.

12 – UNA-SUS

Se você procura por cursos gratuitos online na área da saúde, então considere a plataforma UNA-SUS. Ela oferece formações com enfoque prático, que abordam temas específicos relacionados à políticas públicas em saúde e gestão, além de diagnóstico e tratamento de doenças.

O catálogo reúne cursos de diversas instituições de ensino renomadas, como Fiocruz, UFPEL, UFSC, UFMA, UFOP, UFMG e UFG. Os títulos são abertos ao público, com o objetivo de qualificar, atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos.

O UNA-SUS é, de longe, uma das opções mais completas para fazer cursos online gratuitos de universidades federais com certificado.

13 – FIAP

A FIAP, instituição de ensino privada especializada na área de tecnologia, oferece 20 cursos gratuitos online através da sua plataforma.

As formações abordam temas como Big Data, Blockchain, Business Intelligence, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Java, Inteligência Artificial, entre outros.

Todos os os curso fazem parte do Movimento Brasil Digital e reconhecem as competências de tecnologia mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Logo, a plataforma FIAP On é uma boa opção para quem deseja ir além dos cursos gratuitos de universidades federais e estaduais.

14 – UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) criou a Plataforma Moocqueca. que oferece vários cursos online abertos e gratuitos. Os títulos contemplam as áreas de Marketing, Gastronomia, Idiomas, Saúde e Bem Estar, Educação, entre outras.

Após concluir a formação, para obter certificado, é necessário ter aproveitamento de 70%.

Afinal, onde fazer faculdade EAD gratuita?

Quem busca flexibilidade de horários deve considerar a faculdade gratuita EAD como uma opção para a carreira. Várias universidades públicas trabalham com a modalidade de ensino a distância, através da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Criada em 2006, a plataforma, vinculada ao Ministério da Educação, oferece cursos de graduação EAD gratuita. Além disso, também são publicados editais para programas de pós-graduação a distância e 100% de graça.

O objetivo da UAB é levar ensino gratuito e de qualidade aos lugares em que os campus das grandes universidades públicas não chegam. Aliás, também existe o propósito de capacitar professores e assim melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.

Mesmo com cortes de recursos, a UAB continua possibilitando o acesso à universidade EAD gratuita. Logo, os cursos superiores são oferecidos por meio de polos distribuídos por todo o território nacional.

Como funciona o ensino superior EAD gratuito?

Em suma, as instituições públicas (tanto federais quanto estaduais), se organizam para disponibilizar cursos em redes ou consórcios. Elas são responsáveis por promover os processos seletivos que ocupam as vagas nos polos.

Graduação

A UAB, em parceria com universidades públicas, oferece a graduação online gratuita. A principal oferta é para cursos de licenciatura, que formam professores para atuar na rede pública de ensino. No entanto, também há cursos de bacharelado e tecnólogos, abertos para o público em geral.

Cada instituição de ensino tem liberdade para organizar o vestibular que dá acesso aos cursos superiores EAD gratuitos. Entretanto, algumas IES optam por usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Pós-graduação

A pós-graduação EAD gratuita da UAB oferece cursos de especialização, que pertencem à modalidade lato sensu. As etapas do processo seletivo variam de acordo com a formação, podendo incluir, por exemplo, Análise Curricular e da Avaliação da Carta de Intenção.

Os alunos da universidade gratuita EAD estudam através de um ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, também precisam comparecer aos encontros presenciais nos polos de apoio, que são agendados com antecedência pelos coordenadores.

Para entender como funcionam as faculdades EAD gratuitas da UAB, assista ao vídeo do canal LME UFC:

Por fim, ao participar de cursos gratuitos de universidades federais, estaduais ou privadas, você fortalece o seu currículo para disputar uma oportunidade no mercado de trabalho. Além disso, as formações somam as horas complementares que você precisa na faculdade.

Por: ByABC com Via Carreira