Início Break News Vigilância Sanitária faz vistoria no hospital Brasil após denúncia de ratos

Vigilância Sanitária faz vistoria no hospital Brasil após denúncia de ratos

Vigilância Sanitária faz vistoria no hospital Brasil após denúncia de ratos

Uma denúncia de que haveria ratos no hospital Brasil, em Santo André, fez a Vigilância Sanitária vistoriar na tarde desta segunda-feira as dependências do prédio, situado na rua Votuporanga, 111, Vila Dora.

Segundo informações apuradas pelo portal BYABC, o hospital passou recentemente por uma dedetização malsucedida que fez com que os ratos ficassem encurralados no teto. Pacientes relataram a presença de larvas que caíam do forro de uma das alas da instituição após a morte desses roedores.

Especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que “a leptospirose é uma doença grave desencadeada pela urina de ratos. Quando as pessoas frequentam locais infestados por esses roedores, há o risco de contato direto da mão com o solo contaminado, resultando na absorção da leptospira pela pele e no subsequente desenvolvimento da doença. Essa condição representa uma ameaça significativa, pois a contaminação pode se estender a materiais, alimentos e água. Em ambientes hospitalares, esse problema assume proporções ainda mais críticas”.

Em nota, a SECOM, através do diretor de Imprensa, Tiago Oliveira, diz que “a equipe da Vigilância Sanitária de Santo André esteve no Hospital Brasil no dia 04/12/2023 para apurar apontamento da família de um paciente sobre infestação de roedores no hospital. Na ocasião, o centro hospitalar apresentou documentos que comprovaram a limpeza realizada no forro, assim como a realização do controle de pragas. Como os protocolos e medidas sanitárias foram tomadas, o hospital não foi multado, porém foi deixado laudo de inspeção, e será feito o monitoramento da situação por 15 dias”.

Já a assessoria do hospital informa que: “O Hospital e Maternidade Brasil segue rigorosamente as normativas estabelecidas pela vigilância sanitária. No último dia 4, o órgão sanitário municipal esteve no hospital, para uma vistoria técnica. A autoridade sanitária ratificou que o Hospital e Maternidade Brasil executa o controle de pragas mensalmente, bem como eventualmente, sempre quando necessário’.

Por: ByABC