Início Break News Conselho Municipal de Defesa Civil de Mauá presta contas sobre ações de...

Conselho Municipal de Defesa Civil de Mauá presta contas sobre ações de prevenção

Na ocasião, estudantes receberam certificado de participação em curso sobre riscos. Foto:

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá

Os integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil prestaram contas sobre a atuação desenvolvida no setor e entregaram certificados para 42 adolescentes que participaram do projeto Defesa Civil Mirim, na manhã desta terça-feira (27/06), no anfiteatro da Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra.

A secretaria de Proteção e Defesa Civil de Mauá estabeleceu convênio com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, e o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp), operado pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). Tais convênios são fundamentais para que o monitoramento de situações de emergência possibilita ações preventivas que salvam vidas, como a remoção de famílias, por exemplo. Colaborando neste monitoramento, também foram implantadas seis bases de Plataforma de Coleta de Dados (PDCs), com pluviômetros e sensores de umidade de solo.

A equipe da Defesa Civil apresentou ainda os dados da Operação Verão, no período entre dezembro de 2022 e abril de 2023, das ocorrências atendidas. Foram 135 interdições, 160 deslizamentos, 41 alagamentos, oito desmoronamentos, 248 imóveis com identificados com risco estrutural 269 árvores caídas. A reforma da base da Defesa Civil também foi destaque no relatório, com melhores condições de trabalho e atendimento à população. Outra informação foi sobre o número de agentes, que representam a população, que foram treinados para integrar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nupdecs): 57 agentes no Jardim Zaíra, 23 nos Jardins Oratório e Rosina, 19 na Vila Carlina e 21 na Vila Santa Cecília.

No evento também, 42 estudantes de 13 e 14 anos foram entregues certificados de participação no projeto Defesa Civil Mirim, que orienta sobre a prevenção de tragédias em áreas de risco, com palestras e visitas presenciais. Agora, os adolescentes estão aptos a replicar as orientações sobre prevenção ao risco de acidentes, inclusive para familiares e vizinhos.