Início Break News São Bernardo recebe oito novos profissionais do Programa Mais Médicos

São Bernardo recebe oito novos profissionais do Programa Mais Médicos

Generalistas já se apresentaram ao município e estão aptos para assumir a função nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Por Assessoria de Imprensa/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo recebeu, nesta terça-feira (27/6), os novos profissionais que irão atuar no Programa Mais Médicos do Governo Federal. Das 15 vagas disponibilizadas nesta etapa, dez foram preenchidas com profissionais brasileiros que optaram por trabalhar na cidade. Deste total, oito novos médicos se apresentaram e estão aptos para assumir a função de generalistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Um deles desistiu e o outro não compareceu.

Os novos profissionais já conheceram seus novos locais de trabalho e realizarão integração na rede municipal nesta quarta-feira (28/6). A chegada dos novos profissionais vai reforçar os atendimentos nas UBSs dos bairros Jardim Nazareth, Orquídeas, Ferrazópolis, Alves Dias, Riacho Grande, Alvarenga e Montanhão.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, os novos profissionais são muito bem-vindos e serão parte importante da Atenção Básica da rede municipal de Saúde. “Atualmente, as Equipes de Saúde da Família (ESF) das nossas UBSs são a porta de entrada de 80% das demandas de saúde. Um volume muito alto, que recebe reforço essencial, neste momento, com a chegada destes novos médicos”, destacou o chefe da pasta.

ATENÇÃO BÁSICA – A rede de Atenção Básica de São Bernardo é composta por 33 Unidades Básicas de Saúde, 170 equipes de Saúde da Família e 110 equipes de Saúde Bucal. Recentemente, na primeira semana de junho, foi dada a ordem de serviço para a construção da 34ª UBS, Vila São Pedro II, com prazo de execução de 18 meses.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS – O Programa Mais Médicos é uma das estratégias em âmbito federal para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS. Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais.