Início Break News Cresce busca por concursos no Google

Cresce busca por concursos no Google

Foto: Divulgacao

A procura por informações relacionadas a concursos públicos tem registrado um aumento significativo nos últimos doze meses, conforme revelam dados do  Google Trends.

Durante o período de junho de 2022 e junho de 2023, as pesquisas no Google relacionadas a concursos públicos experimentaram um crescimento notável de 15%. Essa tendência é indicada pelo fato de que o termo “concurso público” se posicionou como o terceiro mais procurado na categoria de empregos no Brasil, ficando apenas atrás das buscas por “emprego” e “currículo”.

Uma análise mais ampla dos números também nos remete a um panorama histórico. Desde o início dos registros do Google, a procura por informações relacionadas a concursos públicos alcançou seu ápice entre o final da década de 2000 e o início da década de 2010. Entretanto, os últimos quatro anos testemunharam uma diminuição nas pesquisas sobre o assunto.

Durante o último ano, estados como Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Piauí demonstraram um notável interesse nas pesquisas relacionadas a concursos públicos, corroborando a crescente busca por informações sobre esse tema em diferentes regiões do país.

11 dicas de como estudar para concurso público

 

1. Faça concursos de áreas onde há muitas chances de vagas

A área administrativa é a que mais oferece oportunidades em concursos públicos. Além disso, há muitas oportunidades na área jurídica e nas carreiras bancária, fiscal, de controle, na educação, militar e policial. 

2. Organize seu local de estudo

Escolha um local de estudo com espaço suficiente para espalhar seus livros e anotações, com luz suficiente, uma cadeira confortável e com o mínimo possível de distrações.

Além disso, você precisa se sentir confortável, para poder se concentrar nos estudos.  Pense no que funciona para você (um ambiente silencioso ou com uma música de fundo) e reserve um tempo para deixar o ambiente com a sua cara.

3. Use fluxogramas e diagramas

Recursos visuais podem ser realmente úteis durante a revisão das matérias. No início de um tópico, tente anotar tudo o que você já sabe sobre ele e, em seguida, destaque o que você ainda não conseguiu memorizar. Mais próximo da data da prova, junte suas notas de revisão em diagramas de uma página. Registrar suas ideias dessa forma pode te ajudar a se lembrar rapidamente de tudo o que você precisa saber durante a prova.

4. Faça provas de concursos anteriores

Refazer as provas anteriores é uma das maneiras mais eficazes de se preparar para os concursos. Quando você faz provas elaboradas pela mesma banca, você se acostuma com o formato das perguntas e pode, inclusive, monitorar quanto tempo você gasta em cada tipo de questão da prova.

5. Explique a matéria para outros

Peça a ajuda dos pais, irmãos ou amigos. Eles podem fazer determinada pergunta pra você e você explicará a resposta. Isso o ajudará a ter certeza do que está em sua mente e também a destacar as áreas em que precisa de mais trabalho.

6. Organize grupos de estudo

Reúna amigos ou colegas da faculdade – que prestarão o mesmo concurso que você – para uma sessão de estudo. Vocês podem fazer perguntas uns para os outros ou criar outras dinâmicas de estudo.

7. Faça pausas regulares

Você pode pensar que é melhor estudar direto, muitas horas por dia, mas isso pode não ser produtivo. Estudos mostraram que fazer pausas realmente ajuda para reter conhecimento em longo prazo.

Como cada pessoa estuda da maneira que considera mais eficiente, crie uma rotina de estudos que funcione para você. Se você tem mais disposição na parte da manhã, comece a estudar cedo, antes de fazer uma pausa para almoçar. Já se você é mais produtivo à noite, o ideal é fazer uma pausa maior mais cedo para estar pronto para estudar à noite.

8. Alimente-se bem

Uma dieta bem balanceada é muito importante para nutrir o corpo e também a mente. De acordo com estudos, algumas refeições são muito vantajosas para a saúde do cérebro e a eficiência mental.

Junk food pode realmente ter um impacto nos níveis de energia e foco. Então o ideal é manter seu corpo e cérebro bem abastecidos com alimentos nutritivos que ajudam na concentração e na memória, como iogurte, peixes, sementes e nozes. Continue se alimentando bem no dia da prova também, fazendo uma boa refeição antes da prova, baseada em alimentos que liberam energia lentamente durante todo o dia.

9. Beba muita água

Parece óbvio, mas estar bem hidratado é fundamental para seu cérebro funcionar da melhor maneira possível, principalmente se a prova acontecer em um dia quente. Beba água durante os estudos e também no dia da prova.

10. Planeje como será o dia da prova

Leia todo o edital e separe – com antecedência – tudo que você deve levar no dia da prova e verifique se sabe chegar ao local onde ela será aplicada. Não deixe isso para a última hora!

Você já deve ter visto muitas histórias sobre candidatos que perderam a prova porque chegaram atrasados. Então uma boa ideia é calcular quanto tempo levará para chegar ao local da prova e adicionar um tempo extra (para possíveis imprevistos). Se a prova for aplicada em outra cidade, você pode planejar viajar com amigos ou colegas de classe que prestarão o concurso. Há também a opção de vans fretadas exclusivamente para levar candidatos para realização de concursos.

11. Administre seu tempo

Estabelecer prioridades é fundamental para estudar com eficiência. Gerencie seu tempo para garantir que as tarefas mais úteis e as disciplinas que você tem mais dificuldade receberão mais atenção.

A ordem em que as sessões de estudo acontecem influencia muito no resultado. Quando você dorme o suficiente, sua memória melhora. Segundo estudo publicado na Nature Communications, o cérebro consegue formar novas memórias durante o sono.

Já em relação aos melhores horários de estudo, os alunos, em média, são mais produtivos pela manhã do que à tarde. Em relação à memorização, ela acontece mais à tarde e à noite.

De acordo com Carla Tieppo, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, estudar antes de dormir –  nem que seja por 10 minutos – ajuda o cérebro a reter esse conteúdo.

Por: ByABC