Início Break News Novelinhas coreanas nas plataformas de streamings são a nova paixão dos mais...

Novelinhas coreanas nas plataformas de streamings são a nova paixão dos mais velhos

Foto: Divulgacao

Novelinhas coreanas nas plataformas de streamings são a nova paixão dos mais velhos

Enquanto muitos acreditam que as plataformas de streaming são território exclusivo dos jovens, os mais velhos estão descobrindo uma porta de entrada surpreendente para serviços como Netflix e Prime Vídeo: os “doramas”, produções asiáticas do gênero dramático bem parecidas com as novelas latino-americanas.

O deputado federal do Rio Grande do Sul, Bibo Nunes, deu uma pista da popularidade dessas produções. Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados no último dia 3, ele chegou a mencionar os doramas: “Se não assistem, vão assistir séries da Coreia do Sul. Dorama é o que chama isso. […] É sucesso mundial!”, disse.

Apesar de as novelinhas retratarem costumes distantes da realidade brasileira, foram essas particularidades que cativaram a aposentada Rosaly Maria Stefani, 77. Segundo ela, a presença marcante de pessoas idosas nos elencos chamou a atenção.

“Eu vejo as novelas coreanas e é bem diferente o estilo de vida deles, a alimentação, os costumes. Os doramas dão muito valor para a história, para os antepassados. Isso a gente não vê muito na cultura americana. Até tem idosos, mas não é uma característica forte, como é nos dramas coreanos”, conta Rosaly Maria.

O termo “dorama” vem da palavra “drama” em japonês, e, originalmente, era usado para se referir apenas às produções japonesas, mas atualmente, a palavra engloba qualquer novela ou série asiática. Hoje em dia, as produções de maior sucesso são os chamados “doramas coreanos” ou “K-dramas”, que ganharam muita popularidade em escala global nos últimos anos.

“Esse fenômeno da globalização da cultura coreana vem como uma onda, vem um pouco, molha, e quando você vê, já está encharcado”, explica a criadora de conteúdo e dona do canal do YouTube Coreanismo, Manuella Gerino. “Com a pandemia, filmes, séries e músicas coreanas começaram a crescer. O momento foi ótimo para as plataformas de streaming passarem a divulgar mais esses conteúdos, que já existiam antes mas que ainda não eram tão populares”.

Por: ByABC com Ae Conteudo