Início Cidades Projeto Toninhos estimula crianças e adolescentes a enfrentar o preconceito

Projeto Toninhos estimula crianças e adolescentes a enfrentar o preconceito

Foto: Dino Santos/PMD

A Santa Casa de Diadema oferece diversos serviços à população, em parceria com a prefeitura e por meio de doações.

Em parceria com a Saúde, oferece tratamentos de fisioterapia gratuitos; em parceria com a Educação, serviço de creche para crianças até 4 anos; e, em parceria com a pasta de Assistência Social e Cidadania, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 17 anos, no contraturno escolar. Este núcleo de convivência, chamado Projeto Toninhos, oferece atividades que estimulam a socialização, a construção do conhecimento e o desenvolvimento individual de mais de 200 jovens.

Nos últimos 3 meses, as crianças e adolescentes do Toninhos participaram de uma série de atividades e criaram projetos para o enfrentamento de diferentes tipos de preconceito, como o racismo, a homofobia e a xenofobia. Um assunto que eles vivem na pele, uma vez que praticamente todos ali são moradores das periferias, com diferentes graus de ascendência negra ou nordestina e descobrindo suas sexualidades. E é justamente essa vivência pessoal de cada um que é trabalhada na Santa Casa para desenvolver os trabalhos que foram apresentados no próprio espaço e em escolas e centros culturais da cidade.

Luciana Nogueira, gestora da Santa Casa, e Luciana Carrassari, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Estímulo à socialização, à construção do conhecimento e ao desenvolvimento individual

Luciana Carrassari, coordenadora do serviço, explica que existe todo um percurso, por onde os jovens vão trilhando caminhos dentro deste aprendizado. “Cada uma das cinco turmas abordou um tipo de preconceito. Os meninos e meninas trouxeram suas experiências, da realidade de onde eles vivem, e a gente conversou sobre os diferentes temas, empoderou esses jovens, trabalhou bastante para entender a situação e depois eles fizeram trabalhos sobre o que aprenderam e apresentaram. Nos últimos 3 meses, estivemos na Casa do Hip Hip, no Centro Cultural Vladimir Herzog e em duas escolas públicas, uma delas na Naval, onde reside parte dos jovens daqui.”

Ao longo de todo esse processo, os pequenos montaram uma exposição interativa, em uma das salas do Projeto, e montaram um espetáculo de dança, inspirado no musical “O Rei do Show”. Os dois trabalhos que finalizaram o percurso foram apresentados nesta semana, na própria Santa Casa. “O filme fala sobre diversidade e caiu como uma luva no trabalho que estávamos fazendo. Ajudou a mostrar que somos todos diferentes, mas que devemos apoiar, respeitar e proteger essa diversidade, dizendo um grande não a todas as formas de preconceito e discriminação.”

Coordenadoria de Políticas para a Diversidade

Um fato curioso foi que os próprios jovens foram estimulados a escolher alguém de Diadema para convidar para uma palestra – e eles escolheram o Robson de Carvalho, coordenador de Políticas para a Cidadania e Diversidades da Prefeitura de Diadema. Robson esteve conversando com a turminha dos mais velhos na última terça-feira (29).

Robson de Carvalho: “Projeto fundamental para o fortalecimento da democracia e redução da violência”

“Um projeto como o Toninhos, mantido pela Santa Casa de Diadema, e que decide ser um ambiente que inclui todos os estudantes, independente de suas diferenças, é muito educativo,” reconheceu Robson. “Alunos e educadores aprendem a importância de respeitar e conviver harmoniosamente com as variedades de gênero, cor, religião e comportamento e, quando diferentes indivíduos compartilham suas experiências, promove-se a construção de um conhecimento plural que amplia barreiras e supera as intolerâncias. Esse processo é fundamental para o fortalecimento da democracia e redução da violência.”

O show de dança foi exibido em dois horários nesta quarta (30) e pôde ser assistido por outros jovens do Projeto, além de pais e outros familiares dos participantes. Daiane Aparecida Silva, 37, mãe da Micaelly, 14, não continha em si o orgulho e a felicidade de ver a filha no palco. “O espetáculo foi maravilhoso! É muito bom ver nossos filhos aprendendo e se divertindo de maneira saudável, principalmente depois que ela começou a participar do Toninhos. A mente dela mudou muito, se abriu muito. Na pandemia, as crianças ficaram muito isoladas, só no celular, internet, e nos últimos dois anos a diferença é muito perceptível. Ela agora interage mais, já pensa lá na frente, em continuar estudando, fazer uma faculdade.”

Daiane, mãe da Micaelly: “Assim como o Projeto me ajudou, eu tenho certeza que ajuda centenas de famílias, mães e pais que trabalham”

Para Daiane, todo centavo investido pela Prefeitura ali é um dinheiro bem empregado. “Assim como me ajudou, eu tenho certeza que ajuda centenas de famílias, mães e pais que trabalham e não têm onde deixar seus filhos, o projeto é pra isso, né? Eles vão estar em um lugar maravilhoso, com educadores fantásticos que vão ensinar coisas boas pra eles. A criança já cresce de outro jeito.”

O espetáculo Pompshow, do Projeto Toninhos, está em busca de apoio para ser apresentado em um dos teatros da região até o fim do ano. Mais informações pelo telefone (11) 4072-6300 ou contato@santacasa.diadema.com.br

Por: ByABC com assessoria