Início Break News Torre de Miroku em Ribeirão Pires: a maior torre japonesa do Brasil

Torre de Miroku em Ribeirão Pires: a maior torre japonesa do Brasil

Foto: Divulgacao

Em meio à agitação da região metropolitana de São Paulo, surge um oásis de paz, tranquilidade e beleza natural: a majestosa Torre de Miroku, localizada em Ribeirão Pires. Este complexo arquitetônico, imponente com seus 32 metros de altura, se destaca como a maior expressão do estilo japonês em território brasileiro, oferecendo um refúgio perfeito para aqueles que buscam serenidade, contemplação e uma conexão profunda com a arte.

 

Criada para ser um santuário de tranquilidade e estética refinada, a Torre de Miroku simboliza a fusão entre a cultura japonesa e a natureza exuberante que a rodeia. Sua construção é inspirada pelo icônico templo Horyu, uma joia histórica situada na cidade de Nara, no Japão.

 

O templo, do ano de 607, ostenta o título de ser o mais antigo do mundo e foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 

A planta original usada para a construção de Horyu foi encontrada em antigos pertences de um construtor de templos no Japão e a partir dela, a Torre de Miroku começou a tomar forma.

 

A maior torre japonesa do Brasil demorou mais de 12 anos para ser finalizada.

 

Seu telhado, sobreposto em cinco andares, foi confeccionado no padrão da tradição japonesa de construção, com os caibros de madeira encaixados sem uso de pregos e parafusos. Essa técnica permitiu que a torre japonesa fosse a primeira no mundo a possuir um vão livre até o topo.

 

Na cobertura, 13 mil telhas foram moldadas no próprio local e receberam o acabamento em esmalte dourado, importado do Japão.

 

Por dentro da Torre Miroku

 

No interior da torre é possível contemplar a enorme escultura de oito metros de altura de Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina que é reverenciada no Oriente.

 

A estátua foi esculpida em madeira e folheada a ouro pelo renomado escultor Cicero D’Ávila, especialista em escultura figurativa e autor de várias obras hiper-realistas no mundo inteiro.

 

A Torre demorou 12 anos para ficar pronta, tem 32 metros de altura e possui 5 telhados utilizando 13 mil telhas, todas esmaltadas com uma tinta trazida do Japão, que contém ouro em sua composição

Créditos: divulgação
 

Por lá também existe uma capela onde estão representações de divindades orientais e ocidentais que promovem a salvação da humanidade através do amor, da compaixão e da união.

 

Entre eles, estão Nossa Senhora Aparecida, que simboliza a “Kannon do Ocidente”; São João Batista, que é o santo padroeiro do Japão; e Daikoku, um dos sete deuses da felicidade.

 

Dentro do complexo é possível encontrar o jardim zen, uma composição sem árvores onde a natureza e seus elementos são representados apenas pelas pedras e a areia, expressando o valor da quietude e da interioridade.

 

Cada detalhe do jardim revela um significado, como os riscos na areia, que representam o fluir da água.

 

Entorno da torre japonesa

 

Somada à magnífica e simbólica arquitetura japonesa de mais de 30 metros de altura, está uma paisagem natural de cair o queixo!

 

No entorno da Torre, você se encanta com uma magnífica paisagem natural, minicachoeira, lago com carpas e um harmonioso jardim arborizado

Créditos: divulgação
 

Na área externa da Miroku, é possível contemplar uma pequena cachoeira, um lago com carpas e um harmonioso jardim que mistura a beleza da natureza oriental e ocidental, com cerejeiras, ipês e mudas de pau-brasil.

Tudo isso às margens da Represa Billings, da qual as águas conferem um ar paradisíaco ao templo.

 

Para visitar a torre

 
  • A visitação ocorre apenas aos sábados e/ou domingos;
  • Para a verificação de disponibilidade para outras datas e horários, contate pelo WhatsApp (11) 93249-7404;
  • Não são permitidas visitas avulsas em horários ou embarcações diferentes dos estipulados neste site;
  • Não é permitido a entrada de animais de estimação no Complexo Torre de Miroku;
  • Não é permitido a realização de picnics na área do Complexo Torre de Miroku;
  • O Traslado ao Complexo Torre de Miroku é uma exclusividade da Tama Turismo. Não existem outras formas de acesso para visitação.
Como chegar
 

Para chegar ao Complexo Torre de Miroku é necessário percorrer um trajeto de 10 a 12 minutos em uma embarcação exclusiva, pela represa Billings, em Ribeirão Pires;

O barco Koryu é estilizado com traços orientais e em sua proa encontra-se a figura de um dragão dourado, que simboliza a paz e a prosperidade. Desde a partida, o clima de relaxamento e contemplação contagia os visitantes;

O embarque com destino à Torre de Miroku pode ser realizado em dois locais:

    1. Tahiti Náutica Club ou 
    2. Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes;

 

Todas as normas de conforto e segurança são respeitadas. Os participantes recebem coletes salva-vidas e existem assentos na embarcação para que todos possam ir bem acomodados;

O tempo de permanência no Complexo é de 1h e 40 minutos. Ao final desse período, o barco Koryu retorna para buscar os visitantes e levá-los de volta à marina, onde o passeio se encerra.

 

A visitação ao complexo Torre de Miroku se divide em dois momentos: o tour monitorado, com duração aproximada de 50 minutos, e o passeio livre.

 

Acesso à torre é exclusivamente feito a barco pela Represa Billings

Créditos: divulgação
 

 

A compra do  ingresso escolhendo ponto de encontro, por meio deste link. O ticket unitário do translado até o templo custa R$ 48.

Gostou do passeio? Então fique atento: os ingressos ficam disponíveis semanalmente, sempre na segunda à tarde.

*Todas as partidas estão sujeitas a cancelamento devido às condições climáticas. Caso não haja condições de navegação o ingresso é trocado por outra data.

Orientações aos visitantes

Por se tratar de um templo religioso, a Torre de Miroku tem algumas regrinhas aos seus visitantes. É importante que todos que queiram conhecer o a maior torre japonesa do Brasil, estejam dispostos a cumpri-las:

  • Não é permitida a entrada com: trajes de banho, decotes no colo e costa, barriga à mostra, saias e shorts, bonés e bermudas;
  • Mantenha silêncio, principalmente nos horários das preces. O espaço é um local para contemplação e meditação;
  • Celular sempre desligado durante as cerimônias e nos arredores dos espaços sagrados. Em outros momentos, usar o celular no modo silencioso;
  • É proibido tirar fotos e/ou filmar as atividades e o interior das construções;
  • Fotos e vídeos são permitidos apenas nas áreas abertas e exclusivamente para o registro comum de um passeio, nunca para divulgação comercial ou promocional;
  • Beber ou comer só na recepção do píer. O espaço oferece água e chá gratuitamente e estão à venda alguns petiscos tradicionais japoneses.
  • É proibido fumar em toda a área aberta ou fechada da torre;
  • Não pode deitar ou pisar na grama; debruçar nas muretas e corrimãos; tirar ou arrancar as plantas e pedras;
  • Beijos, abraços e carícias são proibidos;
  • É proibido adentrar a mata ou caminhar fora do percurso;
  • Proibido pegar mudas de plantas e arrancar flores;
  • Proibido pescar.

Por: ByABC