Início Política Mundo Vencedor da eleição em Portugal recebe aval para formar novo governo

Vencedor da eleição em Portugal recebe aval para formar novo governo

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou formalmente nesta quarta-feira (20) o líder da coligação dos partidos de direita tradicional que venceu as eleições legislativas, Luís Montenegro, para formar o novo governo do país. A tomada de posse deve acontecer na primeira semana de abril.
Antes do anúncio, o chefe de Estado recebeu Montenegro e outros representantes da Aliança Democrática (AD) no Palácio de Belém, sede da Presidência. O convite para a formação do governo aconteceu pouco depois da divulgação da composição final das bancadas partidárias no Parlamento.
Embora as eleições legislativas tenham ocorrido em 10 de março, 4 dos 230 assentos parlamentares, eleitos pelos portugueses que vivem fora do país só foram definidos agora, com a apuração de mais de 330 mil cédulas de papel recebidas por correspondência.
Os cidadãos lusos que vivem na Europa escolheram dois deputados, enquanto aqueles que vivem nas demais partes do mundo -incluindo o Brasil- elegeram outros dois.
Nos votos da emigração, a Aliança Democrática garantiu mais um assento e terá 80 deputados no novo Parlamento. O Partido Socialista (PS) também elegeu mais um representante, ficando com uma bancada de 78 parlamentares.
O melhor resultado nessa reta final, contudo, coube ao partido de ultradireita Chega, que conquistou mais dois deputados, chegando a 50 representantes na Assembleia da República. A legenda populista venceu entre os portugueses na Europa e ficou em segundo lugar entre os demais, à frente do Partido Socialista, do atual governo.
A votação do Chega no Brasil foi decisiva para o resultado. Nos últimos anos, o líder do partido, André Ventura, vem apostando nas críticas ao presidente Lula e mais ainda na proximidade com Jair Bolsonaro, que até gravou um vídeo de apoio ao político português durante a campanha.