Início Economia Empregos Educação de Santo André retoma capacitação de gestores da rede municipal

Educação de Santo André retoma capacitação de gestores da rede municipal

Secretaria de Educação investiu na capacitação específica destes profissionais para atualização de referências teóricas e práticas. Foto: Divugação/PSA

Por: Assessoria de Imprensa/PSA

Atualizar os gestores da rede municipal apresentando referências teóricas e práticas. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Educação de Santo André retomou a capacitação para este público na tarde desta quarta-feira (26). Cerca de 200 profissionais estiveram reunidos nas dependências do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector para o primeiro encontro.

“Estes encontros contribuem para construirmos formações ainda mais qualificadas. O engajamento e a participação de todos é muito importante para caminharmos rumo ao melhor caminho na Educação”, destacou o secretário de Educação, Almir Cicote.

A aula inaugural ficou por conta de Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas, que abordou a temática “Da escola que temos à escola que queremos”.

Na ocasião, a especialista elencou diversos temas para reflexão, entre eles o papel do gestor. “Não se trata mais de uma função administrativa, este perfil já não tem mais espaço no futuro. Com autonomia, vem a responsabilidade pela equipe, trabalhando para que todos se sentam pertencentes”, pontuou.

Outros assuntos com base nos desafios cotidianos também serão abordados nos encontros, como as relações humanas dentro da comunidade e fora dela; subsídios para enfrentar questões relativas à saúde emocional dos educadores tais como Ansiedade, Estresse, Síndrome de Burnout e outros problemas cotidianos que impactam e geram estresse profissional; aspetos pedagógicos, propriamente ditos da gestão escolar, para o aprimoramento do Projeto Político Pedagógico frente às demandas atuais; rotinas e desafios da gestão administrativa abordando as competências da escola do futuro; subsídios para o desenvolvimento de competências para criar visão sistêmica com pensamento analítico e estratégico; subsídios para a compreensão dos elementos essenciais para exercer liderança de resultados; e subsídios para compreender os elementos centrais de um projeto de avaliação no novo ecossistema escolar, entre outros.