Início Veículos Carros Mercado de blindagem automotiva retoma crescimento em 2023

Mercado de blindagem automotiva retoma crescimento em 2023

Nos primeiros quatro meses do ano, foram quase 8.400 declarações de blindagem emitidas para veículos de todo o país
Funcionários fazem última checagem na remontagem de carro blindado antes de devolver para o proprietário - Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Por: Jornalismo TV+ com Folhapress

Impactado pela baixa oferta da indústria automobilística na pandemia, o setor de blindagem de veículos vem se recuperando nas vendas. Nos primeiros quatro meses do ano, foram quase 8.400 declarações de blindagem emitidas para veículos de todo o país, segundo dados do Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas), que é gerido pelo Exército.

O número representa um salto de aproximadamente 16% na comparação com o mesmo período do ano passado e já se estabelece em um patamar bem superior ao registrado em 2019, antes da pandemia.

Segundo o Detran-SP, foram 5.945 veículos blindados nos primeiros quatro meses deste ano. É a primeira vez que o estado ultrapassa o patamar pré-pandemia observado em 2019, quando foram registradas 4.400 blindagens.

Para Eduardo Rocha, CEO da VRZ Blindados, que também tem os paulistas como público-alvo, a concentração do mercado na região pode ser atribuída a uma questão cultural. “São Paulo é o grande centro, onde o mercado começou”.

De São Bernardo do Campo, a VRZ começou a operar em 2018, blindando de 10 a 15 carros mensalmente, segundo Rocha. Hoje são cerca de 200 veículos por mês, diz ele.

De acordo com Marcelo Christiansen, sócio-proprietário da BSS Blindagens, o setor tem sido impulsionado por crimes que se tornaram conhecidos na capital paulista, como quebrar janelas de veículos para roubar motoristas e passageiros. Ele também cita sequestradores que forçam as vítimas a transferirem dinheiro por meio de Pix.

Segundo Christiansen, a BSS blindou nos últimos 12 meses cerca de 1.400 carros —400 a mais do que o registrado em 2021.

“Já fizemos mais do que 1.400. A pandemia atingiu mais a entrega dos veículos e a disponibilidade nas concessionárias. Consequentemente, o mercado de blindagens foi afetado. Mas, no pré-pandemia, o Brasil já era um país em crise. O pico do mercado de blindagens foi em 2014. Naquele ano, nós blindamos cerca de 1.700 carros”, diz.

Veja quais são as etapas da blindagem de um veículo:*

  • Solicitação de autorização do Exército
  • Desmontagem do veículo: retirada dos bancos e outros componentes do interior do carro
  • Aplicação da aramida, material de fibra sintética de alta resistência, e do aço inoxidável
  • Instalação dos vidros
  • Remontagem da parte interna
  • Testes elétrico, de rodagem, entre outros

*materiais e etapas podem variar de acordo com a montadora e o projeto de blindagem